00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva-Silva, Luíza Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5991954497467755pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rosemeire Reis da-
dc.contributor.referee2Silva, Jeane Felix da-
dc.creatorFigueiredo, Karina da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9568001746462024pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-23T02:14:57Z-
dc.date.available2025-11-22-
dc.date.available2025-11-23T02:14:57Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Karina da Silva. O currículo da série Anne com um E: o que se pode aprender sobre raça, gênero e sexualidade a partir de uma narrativa seriada. 2025. 72 f. : il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17285-
dc.description.abstractThe present course conclusion appointment has as its objective to analyze how questions related to gender, sexuality and ethnic-racials that rises in the path of Anne Shirley-Cuthbert, a character from the tv show "Anne with an E", can evoke curriculares propositions. Considering the curriculum as a cultural artifact, which spreads knowledge, ways to be and exist and relations of power, the analysis were developed by a literature review and by a qualitative research approach, also using the methodology-zapping methodology. For that, the theoretical reasoning of this appointment was built from the writing of Marlucy Paraíso (2007, 2012); Sandra Corazza (2001, 2003); Tomaz Tadeu (2013, 2003); Evanilson Gurgel (2022, 2023); Marília Carvalho (2012); Guacira Louro (2008, 2009); Lélia Gonzales (1984); bell hooks (2019); Kabengele Munanga (1999); and others. The results from the search make possible to recognise that the Anne with an E show presents a educational potential, with many scenes and moments between the characters can be used in educational spaces to discuss about gender, race and sexuality. It was realised that there are characters who highlights some of those discussions, such as Anne with gender issues, or Cole with sexuality issues; and Sebastian with races issues. As a final argument, the analyzes reveal there is a huge arsenal of moments and scenes from the series narratives which relate to the themes approached and produce, at the same time, a cultural curriculum that works with imagens of resistance and reproductions of power relations existing in the society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectNarrativas seriadaspt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectSeries narrativespt_BR
dc.subjectGender relationspt_BR
dc.subjectSexuality relationspt_BR
dc.subjectEtnic-racialspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO currículo da série Anne com um E: o que se pode aprender sobre raça, gênero e sexualidade a partir de uma narrativa seriadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como as questões das relações de gênero, sexualidade e étnico-raciais que aparecem na trajetória da personagem Anne Shirley-Cuthbert, da série "Anne com um E", podem suscitar proposições curriculares. Considerando o currículo como artefato cultural, que divulga saberes modos de ser e existir e relações de poder, as análises foram desenvolvidas por meio de uma revisão de literatura e de uma abordagem de pesquisa qualitativa, fazendo uso também da metodologia Metodologia Zapping. Para isso, a fundamentação teórica deste trabalho foi construída a partir dos escritos de Marlucy Paraíso (2007, 2012); Sandra Corazza (2001, 2003); Tomaz Tadeu (2013, 2003); Evanilson Gurgel (2022, 2023); Marília Carvalho (2012); Guacira Louro (2008, 2009); Lélia Gonzales (1984); bell hooks (2019); Kabengele Munanga (1999); entre outros. Os resultados obtidos a partir da pesquisa possibilitam reconhecer que a série Anne com um E apresenta um potencial educativo, com diversas cenas e momentos entre personagens que podem ser utilizados nos espações educacionais a fim de se discutir gênero, raça e sexualidade. Observou-se também que há personagens que se destacam para algumas discussões, como Anne com a questão de gênero; Cole com a questão de sexualidade; e Sebastian com a questão de raça. Como argumento final, as análises evidenciam que há um grande arsenal de momentos e cenas da narrativa seriada que se relacionam com as temáticas estudadas e produzem, ao mesmo tempo, um currículo cultural que trabalha com imagens de resistência e reprodução das relações de poder existentes na sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.