00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O retrato do profissional de apoio escolar em uma rede municipal de ensino do agreste alagoano
Autor(es): Rocha, Fernanda Camelo Souza
Primeiro Orientador: Mercado, Elisangela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Márcia Lúcia Nogueira de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Rêgo, Ana Paula Monteiro
Resumo: Este artigo trata de questões referentes ao Profissional de Apoio Escolar, o perfil profissional, regime de trabalho, formação e atuação. Tem como objetivo identificar como o profissional de apoio escolar é visto pelas redes de ensino, considerando o perfil profissional, regime de trabalho, formação e atuação. Faz uma reflexão teórica embasada em Brasil (1996, 2008, 2010, 2015, 2024), Gomes e Mendes (2011), Fonseca (2016), Lopes (2018), Oliveira (2020) e Vilaronga, Costa e Piovezan (2023). Consiste em uma pesquisa qualitativa-quantitativa, com base em Gil (2010), realizada por meio de entrevista a gerente do Núcleo de Desenvolvimento da Educação Inclusiva de uma rede de ensino no Agreste Alagoano e análise de documento onde consta as atribuições dos Profissionais de Apoio Escolar da referida rede de ensino. As análises de dados, mostra como o profissional de apoio escolar é visto pelas redes de ensino, considerando o perfil profissional, regime de trabalho, formação e atuação.
Abstract: This article addresses issues concerning the School Support Professional, their professional profile, work regime, training, and performance. Its objective is to identify how the school support professional is viewed by school networks, considering their professional profile, work regime, training, and performance. It presents a theoretical reflection based on Brasil (1996, 2008, 2010, 2015, 2024), Gomes and Mendes (2011), Fonseca (2016), Lopes (2018), Oliveira (2020), and Vilaronga, Costa, and Piovezan (2023). It consists of a qualitative-quantitative research, based on Gil (2010), conducted through an interview with the manager of the Inclusive Education Development Center of a school network in the Agreste region of Alagoas and analysis of a document outlining the duties of the School Support Professionals in that school network. Data analysis shows how school support professionals are viewed by school networks, considering their professional profile, work schedule, training, and performance.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Profissional de apoio escolar
Rede de ensino
Alagoas
School inclusion
School supoport professional
School network
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar
Citação: ROCHA, Fernanda Camelo Souza; MERCADO, Elisangela Leal de Oliveira. O retrato do profissional de apoio escolar em uma rede municipal de ensino do agreste alagoano. 2025. 14 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17275
Data do documento: 19-out-2024
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