00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Elisangela Leal de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713240004237441pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Márcia Lúcia Nogueira de Lima-
dc.contributor.referee2Rêgo, Ana Paula Monteiro-
dc.creatorRocha, Fernanda Camelo Souza-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9967378389216695pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-21T15:02:42Z-
dc.date.available2025-11-21-
dc.date.available2025-11-21T15:02:42Z-
dc.date.issued2024-10-19-
dc.identifier.citationROCHA, Fernanda Camelo Souza; MERCADO, Elisangela Leal de Oliveira. O retrato do profissional de apoio escolar em uma rede municipal de ensino do agreste alagoano. 2025. 14 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17275-
dc.description.abstractThis article addresses issues concerning the School Support Professional, their professional profile, work regime, training, and performance. Its objective is to identify how the school support professional is viewed by school networks, considering their professional profile, work regime, training, and performance. It presents a theoretical reflection based on Brasil (1996, 2008, 2010, 2015, 2024), Gomes and Mendes (2011), Fonseca (2016), Lopes (2018), Oliveira (2020), and Vilaronga, Costa, and Piovezan (2023). It consists of a qualitative-quantitative research, based on Gil (2010), conducted through an interview with the manager of the Inclusive Education Development Center of a school network in the Agreste region of Alagoas and analysis of a document outlining the duties of the School Support Professionals in that school network. Data analysis shows how school support professionals are viewed by school networks, considering their professional profile, work schedule, training, and performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinarpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectProfissional de apoio escolarpt_BR
dc.subjectRede de ensinopt_BR
dc.subjectAlagoaspt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectSchool supoport professionalpt_BR
dc.subjectSchool networkpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO retrato do profissional de apoio escolar em uma rede municipal de ensino do agreste alagoanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo trata de questões referentes ao Profissional de Apoio Escolar, o perfil profissional, regime de trabalho, formação e atuação. Tem como objetivo identificar como o profissional de apoio escolar é visto pelas redes de ensino, considerando o perfil profissional, regime de trabalho, formação e atuação. Faz uma reflexão teórica embasada em Brasil (1996, 2008, 2010, 2015, 2024), Gomes e Mendes (2011), Fonseca (2016), Lopes (2018), Oliveira (2020) e Vilaronga, Costa e Piovezan (2023). Consiste em uma pesquisa qualitativa-quantitativa, com base em Gil (2010), realizada por meio de entrevista a gerente do Núcleo de Desenvolvimento da Educação Inclusiva de uma rede de ensino no Agreste Alagoano e análise de documento onde consta as atribuições dos Profissionais de Apoio Escolar da referida rede de ensino. As análises de dados, mostra como o profissional de apoio escolar é visto pelas redes de ensino, considerando o perfil profissional, regime de trabalho, formação e atuação.pt_BR
Aparece nas coleções:ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O retrato do profissional de apoio escolar em uma rede municipal de ensino do agreste alagoano.pdf284.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.