Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17274Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Valéria Campos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6189537710156188 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Barros, Abdízia Maria Alves | - |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais | - |
| dc.creator | Silva, Ana Raquel Barbosa da | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6798545947318639 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-21T01:50:36Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-20 | - |
| dc.date.available | 2025-11-21T01:50:36Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-30 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Ana Raquel Barbosa da. Por que escrever cartas com as estudantes da educação de jovens e adultos em Viçosa? 2025. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17274 | - |
| dc.description.abstract | This paper reports on pedagogical experiences with the textual genre of letters, developed in a class of Youth and Adult Education (EJA) at Frei Damião Municipal School, located in the Quinta da Serra Settlement, in the municipality of Viçosa. The main objective was to highlight the process of literacy and schooling through the exploration of this genre, focusing on a group of rural women. These students seek autonomy, empowerment, and recognition of their identities. The adopted methodological practice was based on the experience report, written expression of experiences, the expansion of knowledge, and continuing education, especially in the educational field. The theoretical foundation was built based on authors who address the topics of EJA, Literacy, and Schooling. The research assumes that EJA students, particularly in Viçosa, return to the school environment with the aim of becoming literate and/or enhancing their literacy skills. Furthermore, they seek to improve their living conditions, find na escape from challenging routines, and achieve better employability opportunities. It was found that working with the letter genre, in the context of literacy and reading and writing skills, connected school knowledge with the life experiences of the students. The pedagogical mediation promoted allowed for the construction of broader meanings for educational practice. This not only encouraged the development of linguistic practices but, above all, valued the memories, stories, and experiences of rural women students. In this way, the school space was transformed into na environment of recognition, welcome, and active participation. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
| dc.subject | Alfabertização | pt_BR |
| dc.subject | Letramento | pt_BR |
| dc.subject | Gênero carta | pt_BR |
| dc.subject | Rural education | pt_BR |
| dc.subject | Literacy | pt_BR |
| dc.subject | Reading and writing skills | pt_BR |
| dc.subject | Letter genre | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | Por que escrever cartas com as estudantes da educação de jovens e adultos em Viçosa? | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | Neste trabalho, relatam-se experiências pedagógicas com o gênero textual carta, desenvolvidas em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Frei Damião, localizada no Assentamento Quinta da Serra, município de Viçosa. O objetivo principal foi evidenciar o processo de alfabetização e letramento por meio da exploração desse gênero, tendo como foco um grupo de mulheres do campo. Essas educandas buscam autonomia, empoderamento e o reconhecimento de suas identidades. A prática metodológica adotada baseou-se no relato de experiência, expressão escrita de vivências, a ampliação de saberes e a formação continuada, especialmente na área educacional. A fundamentação teórica foi construída a partir de autores que abordam os temas de EJA, Alfabetização e Letramento. A pesquisa parte do pressuposto de que as estudantes da EJA, particularmente em Viçosa, retornam ao ambiente escolar com o intuito de se alfabetizar e/ou ampliar suas aptidões de letramento. Além disso, buscam melhorar suas condições de vida, encontrar uma fuga de rotinas desafiadoras e conquistar melhores oportunidades de empregabilidade. Constatou-se que o trabalho com o gênero carta, no contexto da alfabetização e do letramento articulou saberes escolares às experiências de vida das educandas. A mediação pedagógica promovida possibilitou a construção de sentidos mais amplos para a prática educativa. Isso não só favoreceu o desenvolvimento de práticas linguísticas, mas, sobretudo, valorizou as memórias, histórias e vivências das mulheres-estudantes do campo. Dessa forma, o espaço escolar foi transformado em um ambiente de reconhecimento, acolhimento e participação ativa. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Por que escrever cartas com as estudantes da educacao de jovens e adultos em vicosa.pdf | 899.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.