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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17265Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Leitão, Heliane de Almeida Lins | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1840742985404301 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Miura, Paula Orchiucci | - |
| dc.creator | Silva, Thatiane Almeida da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-18T17:00:57Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-18 | - |
| dc.date.available | 2025-11-18T17:00:57Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Thatiane Almeida da. A inserção da criança na educação infantil: relato de experiência em um centro municipal em Maceió. 2025. [25] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17265 | - |
| dc.description.abstract | não tem | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Psicologia- Bacharelado | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Brincar | pt_BR |
| dc.subject | Ambiente Suficientemente Bom | pt_BR |
| dc.subject | Adaptação escolar | pt_BR |
| dc.subject | Creche | pt_BR |
| dc.subject | Winnicot | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| dc.title | A inserção da criança na educação infantil: relato de experiência em um centro municipal em Maceió | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre o período de adaptação de crianças em um centro municipal de educação infantil localizado em Maceió, Alagoas, no início do ano letivo de 2022. A partir das observações realizadas pela autora, graduanda e participante do processo, o estudo destaca a relevância da teoria winnicottiana como referência para compreender a primeira infância e sua interação com um novo espaço de socialização: a escola. O objetivo central foi analisar como o ambiente escolar se estruturou durante o período de acolhimento para receber as crianças. A investigação foi conduzida tomando como base o projeto político-pedagógico, documento orientador das práticas institucionais, contrastado com as anotações realizadas no diário de bordo durante as duas primeiras semanas de adaptação. As análises evidenciaram situações cotidianas iniciais da socialização e seus desafios, destacando o desenvolvimento de vínculos na primeira infância. Conflitos e expressões de agressividade entre as crianças se constituíram como desafios e importantes situações de intervenção para os educadores. Além disso, as diferentes vivências de infância presentes no contexto escolar contribuíram para a construção de alteridade, refletindo a importância da diversidade nas interações e nas relações sociais em formação. Sob a perspectiva de Winnicott, o conceito de “ambiente facilitador” foi central para refletir sobre como o espaço escolar pode contribuir, tanto afetiva quanto efetivamente, para o desenvolvimento individual e a continuidade da existência das crianças. Por fim, a relevância social do estudo reside na análise crítica do modelo educacional vigente em Maceió e na identificação de possibilidades para a construção de um espaço acolhedor, que valorize a criatividade e a espontaneidade da infância. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A inserção da criança na educação infantil relato de experiência em um centro municipal em Maceió.pdf | 237.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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