00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leitão, Heliane de Almeida Lins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1840742985404301pt_BR
dc.contributor.referee1Miura, Paula Orchiucci-
dc.creatorSilva, Thatiane Almeida da-
dc.date.accessioned2025-11-18T17:00:57Z-
dc.date.available2025-11-18-
dc.date.available2025-11-18T17:00:57Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationSILVA, Thatiane Almeida da. A inserção da criança na educação infantil: relato de experiência em um centro municipal em Maceió. 2025. [25] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17265-
dc.description.abstractnão tempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia- Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectAmbiente Suficientemente Bompt_BR
dc.subjectAdaptação escolarpt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectWinnicotpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA inserção da criança na educação infantil: relato de experiência em um centro municipal em Maceiópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta um relato de experiência sobre o período de adaptação de crianças em um centro municipal de educação infantil localizado em Maceió, Alagoas, no início do ano letivo de 2022. A partir das observações realizadas pela autora, graduanda e participante do processo, o estudo destaca a relevância da teoria winnicottiana como referência para compreender a primeira infância e sua interação com um novo espaço de socialização: a escola. O objetivo central foi analisar como o ambiente escolar se estruturou durante o período de acolhimento para receber as crianças. A investigação foi conduzida tomando como base o projeto político-pedagógico, documento orientador das práticas institucionais, contrastado com as anotações realizadas no diário de bordo durante as duas primeiras semanas de adaptação. As análises evidenciaram situações cotidianas iniciais da socialização e seus desafios, destacando o desenvolvimento de vínculos na primeira infância. Conflitos e expressões de agressividade entre as crianças se constituíram como desafios e importantes situações de intervenção para os educadores. Além disso, as diferentes vivências de infância presentes no contexto escolar contribuíram para a construção de alteridade, refletindo a importância da diversidade nas interações e nas relações sociais em formação. Sob a perspectiva de Winnicott, o conceito de “ambiente facilitador” foi central para refletir sobre como o espaço escolar pode contribuir, tanto afetiva quanto efetivamente, para o desenvolvimento individual e a continuidade da existência das crianças. Por fim, a relevância social do estudo reside na análise crítica do modelo educacional vigente em Maceió e na identificação de possibilidades para a construção de um espaço acolhedor, que valorize a criatividade e a espontaneidade da infância.pt_BR
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