00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17246
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da percepção de professores e estudantes em relação ao feedback semiautomático e recomendações de estudo
Título(s) alternativo(s): Assessment of teachers' and students' perceptions of semi-automatic feedback and study recommendations
Autor(es): Silva, Priscila Teodório da
Primeiro Orientador: Paiva, Ranilson Oscar Araújo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Glauber Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jeane Félix da
Resumo: O feedback educacional desempenha um papel crucial no desenvolvimento acadêmico dos estudantes, e a personalização desse feedback pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho propõe o desenvolvimento e a avaliação de módulos em um sistema chamado Partner, destinado a fornecer feedback semiautomatizado e recomendações personalizadas para alunos e ajudar os professores a fornecerem isso. O sistema é projetado para alinhar-se com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ajudando na adaptação do ensino de acordo com as competências e habilidades exigidas. O trabalho aborda a criação de dois módulos principais do sistema: o S-Partner, voltado para os alunos, e o T-Partner, voltado para os professores, ambos oferecendo recomendações baseadas no desempenho dos alunos e em suas interações com o conteúdo. A metodologia adotada envolveu o teste do sistema em um ambiente controlado, com a participação de professores e alunos, cujos dados foram coletados por meio de questionários. Uma análise estatística foi realizada para entender a percepção dos alunos sobre a facilidade e utilidade do feedback e das recomendações oferecidas e a percepção e aceitação dos professores sobre a maneira que eles podem oferecer isso por meio do sistema. O objetivo foi avaliar a aceitação do sistema, sua aplicabilidade e as melhorias que ele poderia proporcionar na prática pedagógica. A análise dos resultados permitiu identificar os pontos fortes e as limitações do sistema, sugerindo melhorias para a implementação em larga escala.
Abstract: Educational feedback plays a crucial role in the academic development of students, and the personalization of this feedback can be a powerful tool to enhance the effectiveness of the teaching-learning process. This study proposes the development and evaluation of modules in a system called Partner, designed to provide semi-automated feedback and personalized recommendations for students and to help teachers deliver them. The system is designed to align with the National Common Curricular Base (BNCC), aiding in the adaptation of teaching according to the required competencies and skills. The study focuses on the creation of two main modules in the system: the S-Partner, aimed at students, and the T-Partner, intended for teachers, both offering recommendations based on student performance and their interactions with the content. The methodology involved testing the system in a controlled environment, with the participation of teachers and students, whose data were collected through questionnaires. A statistical analysis was conducted to understand students’ perceptions regarding the ease and usefulness of the feedback and recommendations provided, as well as teachers’ perceptions and acceptance of how they can offer this support through the system. The objective was to assess the system’s acceptance, its applicability, and the improvements it could bring to pedagogical practices. The analysis of the results allowed the identification of the system’s strengths and limitations, suggesting improvements for large-scale implementation.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
Educação - Feedback
Ensino - Personalização
Sistemas de recomendação
Ensino adaptativo
Professores - Percepção
National Common Curriculum Base
Education - Feedback
Teaching - Personalization
Recommendation systems
Adaptive teaching
Teachers - Perception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências da Computação - Bacharelado
Citação: SILVA, Priscila Teodório da. Avaliação da percepção de professores e estudantes em relação ao feedback semiautomático e recomendações de estudo. 2025. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17246
Data do documento: 18-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.