00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.contributor.referee1Freita-Ferri, Marinaide-
dc.contributor.referee2Lira, Iolita Marques-
dc.creatorLobo, Aline Hora-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3522433539274619pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-14T15:55:39Z-
dc.date.available2025-11-14-
dc.date.available2025-11-14T15:55:39Z-
dc.date.issued2025-09-26-
dc.identifier.citationLOBO, Aline Hora; CAVALCANTE, Valéria Campos. Comunidade de aprendizagem: um estado do conhecimento. 2025. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17226-
dc.description.abstractEns, 2006, p. 40), presents an excerpt from a PIBIC research project entitled State of Knowledge on School Retention and Learning Communities: the meanings that are revealed, funded by CNPq, which aimed to study the categories School Retention and Learning Communities. This investigation is articulated with a matrix research project entitled “Retention and School Organizational Culture in Youth and Adult Education articulated with Technological Professional Education (EJA-EPT): the construction of learning communities”, coordinated by the Federal University of Alagoas (UFAL), in partnership with the University of Porto (UP) and the Federal Institute of Alagoas (IFAL), Maceió and Marechal Deodoro campuses, from 2022 to 2025. In this article, we aim to share the mapping and identification of recurring authors, as well as the main theoretical and methodological approaches present in the corpus resulting from the survey of scientific productions, focusing on the category “Learning Communities”, published in the CAPES repository between 2018 and 2022. Methodologically, we based our research on bibliographic research and used document analysis, through successive reading strategies (Lima; Mioto, 2007). The research identified twelve (12) productions, predominantly qualitative in nature, and showed that the theoretical frameworks were mainly built on the works of Etienne Wenger (1991, 1998, 2000, 2002, 2003, 2007, 2010, 2015, 2016), followed by the authors Cochran-Smith and Lytle (1993, 1999, 2002, 2009). The results of this study served as input for the aforementioned main research project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidade de aprendizagempt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEstado do conhecimentopt_BR
dc.subjectPermanência escolarpt_BR
dc.subjectLearning communitypt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectStat of knowledgept_BR
dc.subjectSchool retentionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleComunidade de aprendizagem: um estado do conhecimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, de abordagem qualitativa (Lüdke; André, 2013), do tipo Estado do Conhecimento (Romanowski; Ens, 2006, p. 40), apresenta um recorte de uma pesquisa pibiquiana denominada “Estado do Conhecimento em Permanência Escolar e Comunidades de Aprendizagem: os sentidos que se revelam”, financiada pelo CNPq, que teve como objetivo estudar as categorias “Permanência Escolar” e “Comunidades de Aprendizagem”. Essa investigação articula-se a uma pesquisa matriz intitulada “Permanência e Cultura Organizacional Escolar na Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional Tecnológica (EJA-EPT): a construção de comunidades de aprendizagem”, coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em parceria com a Universidade do Porto (UP) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campi Maceió e Marechal Deodoro, no período de 2022 a 2025. Neste artigo, objetivamos socializar o mapeamento e a identificação dos autores recorrentes, bem como das principais abordagens teórico-metodológicas presentes no corpus advindo do levantamento de produções científicas, com foco na categoria “Comunidades de Aprendizagem”, publicadas no repositório da CAPES entre 2018 e 2022. Metodologicamente, tomamos por base a pesquisa bibliográfica e utilizamos a análise documental, por meio de estratégias de leituras sucessivas (Lima; Mioto, 2007). A pesquisa identificou doze (12) produções, predominantemente de base qualitativa, e evidenciou que os referenciais teóricos foram construídos majoritariamente com base nos trabalhos de Etienne Wenger (1991, 1998, 2000, 2002, 2003, 2007, 2010, 2015, 2016), seguidos das autoras Cochran-Smith e Lytle (1993, 1999, 2002, 2009). Os resultados deste estudo serviram de subsídio para a pesquisa matriz mencionada.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comunicade de aprendizagem - um estado do conhecimento.pdf432.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.