00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17222
Tipo: Especialização
Título: O novo ensino médio e o uso da ludicidade no atendimento educacional especializado
Autor(es): Lima, Jéssica Oliveira Correia
Primeiro Orientador: Barros, Abdizia Maria Alves
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Janayna Paula Lima de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Anderson Silva
Resumo: Este artigo aborda a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Brasil, destacando como o uso da ludicidade pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O NEM propõe uma flexibilização curricular e a formação integral dos estudantes, mas a inclusão plena exige metodologias ativas que atendam às demandas dos alunos com deficiência. Nessa perspectiva, o uso da ludicidade é uma estratégia pedagógica eficaz, capaz de promover o engajamento, a socialização e o desenvolvimento cognitivo de forma prazerosa e significativa. O estudo investiga práticas lúdicas utilizadas no AEE, destacando sua eficácia na aprendizagem e no bem-estar dos alunos, além de discutir desafios e possibilidades para uma educação mais inclusiva. Conclui-se que a articulação entre o NEM e práticas pedagógicas lúdicas no AEE fortalece a inclusão, possibilitando que os estudantes desenvolvam suas habilidades.
Abstract: This article addresses the implementation of the New High School Curriculum (NEM) in Brazil, highlighting how the use of playfulness can contribute to the development of students in the context of Specialized Educational Services (AEE). The NEM proposes curricular flexibility and the comprehensive education of students, but full inclusion requires active methodologies that meet the demands of students with disabilities. From this perspective, the use of playfulness is an effective pedagogical strategy, capable of promoting engagement, socialization, and cognitive development in a pleasurable and meaningful way. The study investigates playful practices used in AEE, highlighting their effectiveness in student learning and well-being, as well as discussing challenges and possibilities for a more inclusive education. It concludes that the articulation between the NEM and playful pedagogical practices in AEE strengthens inclusion, enabling students to develop their skills.
Palavras-chave: Novo ensino médio
Inclusão
Ludicidade
Atendimento educacional especializado
New high school curriculum
Inclusion
Playfulness
Specialized educational services
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar
Citação: LIMA, Jéssica Oliveira Correia de; BARROS, Abdizia Maria Alves. O novo ensino médio e o uso da ludicidade no atendimento educacional especializado. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17222
Data do documento: 26-out-2024
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