Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17222| Tipo: | Especialização |
| Título: | O novo ensino médio e o uso da ludicidade no atendimento educacional especializado |
| Autor(es): | Lima, Jéssica Oliveira Correia |
| Primeiro Orientador: | Barros, Abdizia Maria Alves |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Alves, Maria Dolores Fortes |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Janayna Paula Lima de Souza |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Noélia Rodrigues dos |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Anderson Silva |
| Resumo: | Este artigo aborda a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Brasil, destacando como o uso da ludicidade pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O NEM propõe uma flexibilização curricular e a formação integral dos estudantes, mas a inclusão plena exige metodologias ativas que atendam às demandas dos alunos com deficiência. Nessa perspectiva, o uso da ludicidade é uma estratégia pedagógica eficaz, capaz de promover o engajamento, a socialização e o desenvolvimento cognitivo de forma prazerosa e significativa. O estudo investiga práticas lúdicas utilizadas no AEE, destacando sua eficácia na aprendizagem e no bem-estar dos alunos, além de discutir desafios e possibilidades para uma educação mais inclusiva. Conclui-se que a articulação entre o NEM e práticas pedagógicas lúdicas no AEE fortalece a inclusão, possibilitando que os estudantes desenvolvam suas habilidades. |
| Abstract: | This article addresses the implementation of the New High School Curriculum (NEM) in Brazil, highlighting how the use of playfulness can contribute to the development of students in the context of Specialized Educational Services (AEE). The NEM proposes curricular flexibility and the comprehensive education of students, but full inclusion requires active methodologies that meet the demands of students with disabilities. From this perspective, the use of playfulness is an effective pedagogical strategy, capable of promoting engagement, socialization, and cognitive development in a pleasurable and meaningful way. The study investigates playful practices used in AEE, highlighting their effectiveness in student learning and well-being, as well as discussing challenges and possibilities for a more inclusive education. It concludes that the articulation between the NEM and playful pedagogical practices in AEE strengthens inclusion, enabling students to develop their skills. |
| Palavras-chave: | Novo ensino médio Inclusão Ludicidade Atendimento educacional especializado New high school curriculum Inclusion Playfulness Specialized educational services |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar |
| Citação: | LIMA, Jéssica Oliveira Correia de; BARROS, Abdizia Maria Alves. O novo ensino médio e o uso da ludicidade no atendimento educacional especializado. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17222 |
| Data do documento: | 26-out-2024 |
| Aparece nas coleções: | ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O novo ensino medio e o uso da ludicidade no atendimento educacional especializado.pdf | 306.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.