00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17222
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alves, Maria Dolores Fortes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130544132802418pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Janayna Paula Lima de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756972365624957pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Anderson Silva-
dc.creatorLima, Jéssica Oliveira Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8870716358326521pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-14T00:37:51Z-
dc.date.available2025-11-13-
dc.date.available2025-11-14T00:37:51Z-
dc.date.issued2024-10-26-
dc.identifier.citationLIMA, Jéssica Oliveira Correia de; BARROS, Abdizia Maria Alves. O novo ensino médio e o uso da ludicidade no atendimento educacional especializado. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17222-
dc.description.abstractThis article addresses the implementation of the New High School Curriculum (NEM) in Brazil, highlighting how the use of playfulness can contribute to the development of students in the context of Specialized Educational Services (AEE). The NEM proposes curricular flexibility and the comprehensive education of students, but full inclusion requires active methodologies that meet the demands of students with disabilities. From this perspective, the use of playfulness is an effective pedagogical strategy, capable of promoting engagement, socialization, and cognitive development in a pleasurable and meaningful way. The study investigates playful practices used in AEE, highlighting their effectiveness in student learning and well-being, as well as discussing challenges and possibilities for a more inclusive education. It concludes that the articulation between the NEM and playful pedagogical practices in AEE strengthens inclusion, enabling students to develop their skills.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinarpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectNew high school curriculumpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectSpecialized educational servicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO novo ensino médio e o uso da ludicidade no atendimento educacional especializadopt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Brasil, destacando como o uso da ludicidade pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O NEM propõe uma flexibilização curricular e a formação integral dos estudantes, mas a inclusão plena exige metodologias ativas que atendam às demandas dos alunos com deficiência. Nessa perspectiva, o uso da ludicidade é uma estratégia pedagógica eficaz, capaz de promover o engajamento, a socialização e o desenvolvimento cognitivo de forma prazerosa e significativa. O estudo investiga práticas lúdicas utilizadas no AEE, destacando sua eficácia na aprendizagem e no bem-estar dos alunos, além de discutir desafios e possibilidades para uma educação mais inclusiva. Conclui-se que a articulação entre o NEM e práticas pedagógicas lúdicas no AEE fortalece a inclusão, possibilitando que os estudantes desenvolvam suas habilidades.pt_BR
Aparece nas coleções:ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O novo ensino medio e o uso da ludicidade no atendimento educacional especializado.pdf306.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.