00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Maria dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282596415262796pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Janaila dos Santos-
dc.contributor.referee2Marcolino, Suzana-
dc.creatorSouza, Camila Cruz de-
dc.creatorSousa, Emily Lins Casado de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0179819935917142pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-13T21:09:15Z-
dc.date.available2025-11-13-
dc.date.available2025-11-13T21:09:15Z-
dc.date.issued2025-10-24-
dc.identifier.citationSOUZA, Camila Cruz de; SOUSA, Emily Lins Casado de; SANTOS, Ana Maria dos. A formação continuada de professores de crianças de 0 a 3 anos: reflexões a partir de produções da ANPEd. 2025. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17221-
dc.description.abstractThis study aims to analyze academic works on the continuing education of teachers working with children aged 0 to 3 years in daycare centers, based on studies presented in Working Groups 07 (Education of Children Aged 0 to 6 Years) and 08 (Teacher Education) of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd), between 2009 and 2023. It is a qualitative and literature review research, conducted through a search based on predefined keywords. The study adopts as theoretical references authors who discuss the historical trajectory of Early Childhood Education, teaching with infants, and the importance of continuing education for the improvement of pedagogical practices, such as Oliveira (1988), Kuhlmann Jr. (2000; 2010), Kramer (2005), Rosemberg (2002), and Coutinho (2017). These authors understand teacher education as a continuous and reflective process, linked to the daily life and social reality of Early Childhood Education institutions. The research is guided by the following question: how has the continuing education of teachers working in daycare centers been addressed in academic works presented at the National Meetings of ANPEd? The results indicate that although continuing education is recognized as essential for improving pedagogical practices with infants, it is still scarcely explored in the analyzed academic productions. The studies that directly address this topic highlight the importance of training connected to the daily life of daycare centers, sensitive listening, and valuing teachers as reflective subjects. It is concluded that there is a need for public policies and formative actions that recognize the specificities of teaching in daycare centers and promote pedagogical practices committed to the integral development of young children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectContinuing teacher educationpt_BR
dc.subjectDaycarept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação continuada de professores de crianças de 0 a 3 anos: reflexões a partir de produções da ANPEdpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar produções acadêmicas sobre a formação continuada de professores que atuam com crianças de 0 a 3 anos em creches, a partir de estudos apresentados nos Grupos de Trabalho 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos) e 08 (Formação de Professores) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), entre 2009 e 2023. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de revisão de literatura, cuja consulta foi realizada com base em palavras-chave definidas a priori. O estudo adota como referencial teórico autores que discutem a trajetória histórica da Educação Infantil, a docência com bebês e a importância da formação continuada para a qualificação das práticas pedagógicas, como Oliveira (1988), Kuhlmann Jr. (2000; 2010), Kramer (2005), Rosemberg (2002) e Coutinho (2017). Esses autores compreendem a formação docente como processo contínuo e reflexivo, articulado ao cotidiano e à realidade social das instituições de Educação Infantil. A pesquisa é guiada pela seguinte questão norteadora: como a formação continuada de professores que atuam em creches tem sido abordada nas produções acadêmicas apresentadas nas Reuniões Nacionais da ANPEd? Os resultados apontam que, embora a temática da formação continuada seja reconhecida como fundamental para qualificar as práticas pedagógicas com bebês, ela ainda é pouco explorada nas produções acadêmicas analisadas. As pesquisas que tratam diretamente do tema destacam a importância da formação articulada ao cotidiano da creche, à escuta sensível e à valorização do professor como sujeito reflexivo. Conclui-se que há necessidade de políticas públicas e de ações formativas que reconheçam as especificidades da docência na creche e promovam práticas pedagógicas comprometidas com o desenvolvimento integral das crianças pequenas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formacao continuada de professores de criancas de 0 a 3 anos - reflexoes a partir de producoes da ANPEd.pdf557.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.