Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17220Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Paula, Aldir Santos de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8488349449965540 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Fernandes, Lívia Soares | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5062571369079297 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Elza Maria da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8658721923461828 | pt_BR |
| dc.creator | Livino, Ester Maria da Silva | - |
| dc.creator | Santos, Maria José de Lima | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T23:08:52Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-11 | - |
| dc.date.available | 2025-11-11T23:08:52Z | - |
| dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
| dc.identifier.citation | LIVINO, Ester Maria da Silva; Santos, Maria José de Lima. Alfabetização e letramento: as perspectivas de professoras do município de Matriz de Camaragibe - AL. 2025. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Alagoas, Polo Matriz de Camaragibe, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17220 | - |
| dc.description.abstract | El artículo presenta las perspectivas de alfabetizadores sobre el proceso de alfabetización y letramento en el ambiente escolar del municipio de Matriz do Camaragibe - AL y fue realizado a partir de entrevistas con alfabetizadores, destacando aspectos sobre cómo y cuándo iniciar esos procesos. Para contribuir con ideas sobre los temas destacados, este trabajo se basó en las contribuciones teóricas de Carvalho (2009), Ferreiro (1985), Ferreiro y Teberosky (1985), Soares (2002) entre otros. Para la investigación, se llevó a cabo un cuestionario relacionado con el proceso de alfabetización y letramento en la serie inicial, centrándose en el punto de vista de seis profesores, igualmente divididos entre las redes públicas y privadas en sus acciones. El cuestionario aplicado estuvo relacionado con temas como la formación y el tiempo de trabajo de cada uno de ellos. Los resultados planteados indican que, para los docentes participantes de la investigación, en los dos sistemas de enseñanza, alfabetización y letramento son procesos diferentes, aunque ambos colaboran con el uso competente de la lectura y la escritura. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Letramento | pt_BR |
| dc.subject | Lengua portuguesa | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetización | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | Alfabetização e letramento: as perspectivas de professoras do município de Matriz de Camaragibe - AL | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | O artigo apresenta as perspectivas de professoras alfabetizadoras sobre o processo de alfabetização e letramento no ambiente escolar do município de Matriz do Camaragibe – AL e foi realizado a partir de entrevistas com professoras alfabetizadoras, destacando aspectos sobre como e quando iniciar estes processos. Para contribuírem com as ideias sobre os assuntos destacados, este trabalho contou com as contribuições teóricas de Carvalho (2009), Soares (2002), Ferreiro (1985), Ferreiro e Teberosky (1985), entre outros. Para a pesquisa, foi feito um questionário relacionado ao processo de alfabetização e de letramento nas séries iniciais, focando o ponto de vista de seis professoras, divididas igualmente entre as redes pública e privada em suas atuações. O questionário aplicado relacionava-se a questões como a formação e o tempo de trabalho de cada uma delas. Os resultados levantados apontam que, para as professoras participantes da pesquisa, nas duas redes de ensino, alfabetizar e letrar são processos diferentes, embora ambos colaborem uso competente da leitura e da escrita. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Alfabetizacao e letramento - as perspectivas de professoras do Municipio de Matriz de Camaragibe-AL.pdf | 229.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.