00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Aldir Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8488349449965540pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Lívia Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5062571369079297pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.creatorLivino, Ester Maria da Silva-
dc.creatorSantos, Maria José de Lima-
dc.date.accessioned2025-11-11T23:08:52Z-
dc.date.available2025-11-11-
dc.date.available2025-11-11T23:08:52Z-
dc.date.issued2023-05-16-
dc.identifier.citationLIVINO, Ester Maria da Silva; Santos, Maria José de Lima. Alfabetização e letramento: as perspectivas de professoras do município de Matriz de Camaragibe - AL. 2025. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Alagoas, Polo Matriz de Camaragibe, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17220-
dc.description.abstractEl artículo presenta las perspectivas de alfabetizadores sobre el proceso de alfabetización y letramento en el ambiente escolar del municipio de Matriz do Camaragibe - AL y fue realizado a partir de entrevistas con alfabetizadores, destacando aspectos sobre cómo y cuándo iniciar esos procesos. Para contribuir con ideas sobre los temas destacados, este trabajo se basó en las contribuciones teóricas de Carvalho (2009), Ferreiro (1985), Ferreiro y Teberosky (1985), Soares (2002) entre otros. Para la investigación, se llevó a cabo un cuestionario relacionado con el proceso de alfabetización y letramento en la serie inicial, centrándose en el punto de vista de seis profesores, igualmente divididos entre las redes públicas y privadas en sus acciones. El cuestionario aplicado estuvo relacionado con temas como la formación y el tiempo de trabajo de cada uno de ellos. Los resultados planteados indican que, para los docentes participantes de la investigación, en los dos sistemas de enseñanza, alfabetización y letramento son procesos diferentes, aunque ambos colaboran con el uso competente de la lectura y la escritura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLengua portuguesapt_BR
dc.subjectAlfabetizaciónpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento: as perspectivas de professoras do município de Matriz de Camaragibe - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta as perspectivas de professoras alfabetizadoras sobre o processo de alfabetização e letramento no ambiente escolar do município de Matriz do Camaragibe – AL e foi realizado a partir de entrevistas com professoras alfabetizadoras, destacando aspectos sobre como e quando iniciar estes processos. Para contribuírem com as ideias sobre os assuntos destacados, este trabalho contou com as contribuições teóricas de Carvalho (2009), Soares (2002), Ferreiro (1985), Ferreiro e Teberosky (1985), entre outros. Para a pesquisa, foi feito um questionário relacionado ao processo de alfabetização e de letramento nas séries iniciais, focando o ponto de vista de seis professoras, divididas igualmente entre as redes pública e privada em suas atuações. O questionário aplicado relacionava-se a questões como a formação e o tempo de trabalho de cada uma delas. Os resultados levantados apontam que, para as professoras participantes da pesquisa, nas duas redes de ensino, alfabetizar e letrar são processos diferentes, embora ambos colaborem uso competente da leitura e da escrita.pt_BR
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