00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência do exercício físico enquanto antecedente das atividades acadêmicas de crianças com transtorno do espectro do autismo
Autor(es): Silva, Letícia Bezerra da
Primeiro Orientador: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Ademe, Aline da Silva Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Surama Angélica da
Resumo: Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) precisam ser engajadas a prática do exercício físico porque os efeitos da intervenção têm sido identificados como uma promissora estratégia de atendimento especializado, nos espaços educacionais e clínicos, à população na redução de sintomas primários e comorbidades. O objetivo do estudo foi identificar a influência de um programa de exercício físico nos comportamentos estereotipados e no tempo de engajamento em atividades acadêmicas de crianças com TEA inseridas no contexto da educação infantil. Foi realizado um estudo de intervenção com dois momentos de recolha de dados pré e pós. Foram participantes 12 crianças, 7 masculino e 5 feminino, média de idade e desvio padrão de 51/±14 meses, do Colégio de Aplicação Telma Vitória (CAPTV), localizado no Campus da Universidade Federal de Alagoas, cidade de Maceió – Alagoas. Foi realizado: a) aplicação de escalas de caracterização do perfil de sintomas e nível de intensidade do TEA dos participantes; b) trinta observações do tempo de engajamento em atividades de mesa; c) aplicação de dez sessões de intervenção com exercício de força, coordenação e equilíbrio; intensidade moderada e frequência semanal de duas vezes de 60 minutos. Os itens a e b foram reaplicados pós intervenção e d) análise dos resultados foram realizados a partir de estatística descritiva como média, desvio padrão (dp) para variáveis quantitativas e distribuição de frequência absoluta (n) e relativa (%), assim como seus respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%) para as qualitativas. Os resultados demonstraram que seis crianças obtiveram dados pré e pós intervenção para escalas de caracterizações ATA e CARS, demonstrando melhorias para cinco dos participantes no escore total para a escala ATA (34±2,8/29,3±5,2) e CARS (43,5±5,4/37,5±6,5). Houve melhorias para cinco das seis crianças nas subescalas relacionadas ao perfil de comportamentos repetitivos/estereotipados (8,2±1,3/4,8±1,6), e mudança de nível de suporte para uma das crianças (5S e 1LM / 4S e 2LM). As médias dos tempos de engajamento apresentaram melhorias substanciais pré e pós (28,1±21,3/186,6±182,1). O estudo demonstrou que exercício de força, coordenação e equilíbrio exerce influência positiva no comportamento repetitivo/estereotipado e no tempo de engajamento em tarefas acadêmicas, corroborando com estudos anteriores.
Abstract: Children with Autism Spectrum Disorder (ASD) need to be engaged in the practice of physical exercise because the effects of intervention have been identified as a promising strategy for specialized care, in educational and clinical spaces, for the population in reducing primary symptoms and comorbidities. The aim of the study was to identify the influence of a physical exercise program on stereotyped behaviors and engagement time in academic activities of children with ASD in the context of early childhood education. An intervention study was carried out with two data collection moments, pre and post. Participants were 12 children, 7 male and 5 female, mean age and standard deviation of 51/±14 months, from the Colégio de Aplicação Telma Vitória (CAPTV), located on the Campus of the Federal University of Alagoas, city of Maceió - Alagoas. The study was carried out: a) application of scales to characterize the profile of symptoms and level of intensity of the participants' ASD; b) thirty observations of the time spent engaged in table activities; c) application of ten intervention sessions with strength, coordination and balance exercises; moderate intensity and twice weekly frequency of 60 minutes. Items a and b were reapplied post-intervention and d) the results were analyzed using descriptive statistics such as mean, standard deviation (SD) for quantitative variables and absolute (n) and relative (%) frequency distribution, as well as their respective 95% confidence intervals (95%CI) for qualitative variables. The results showed that only six children obtained pre- and post-intervention results for the ATA and CARS characterization scales, demonstrating improvements for five of the participants in the total score for the ATA scale (34±2.8/29.3±5.2) and CARS (43.5±5.4/37.5±6.5). There were improvements for five of the six children in the subscales related to the profile of repetitive/stereotypical behaviors (8.2±1.3/4.8±1.6), and a change in the level of support for one of the children (5S and 1LM / 4S and 2LM). The mean engagement times showed substantial improvements pre and post (28.1±21.3/186,6±182,1). The study showed that strength, coordination and balance exercises have a positive influence on repetitive/stereotypical behavior and engagement time in academic tasks, corroborating previous studies.
Palavras-chave: Exercício físico
Criança
Transtornos do espectro do autismo
Physical Exercise
Early Childhood Education
ASD
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: SILVA, Letícia Bezerra da. Influência do exercício físico enquanto antecedente das atividades acadêmicas de crianças com transtorno do espectro do autismo. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17214
Data do documento: 2-dez-2024
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