00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0816513179969007pt_BR
dc.contributor.referee1Ademe, Aline da Silva Ferreira-
dc.contributor.referee2Silva, Surama Angélica da-
dc.creatorSilva, Letícia Bezerra da-
dc.date.accessioned2025-11-10T18:52:00Z-
dc.date.available2025-11-10-
dc.date.available2025-11-10T18:52:00Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Bezerra da. Influência do exercício físico enquanto antecedente das atividades acadêmicas de crianças com transtorno do espectro do autismo. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17214-
dc.description.abstractChildren with Autism Spectrum Disorder (ASD) need to be engaged in the practice of physical exercise because the effects of intervention have been identified as a promising strategy for specialized care, in educational and clinical spaces, for the population in reducing primary symptoms and comorbidities. The aim of the study was to identify the influence of a physical exercise program on stereotyped behaviors and engagement time in academic activities of children with ASD in the context of early childhood education. An intervention study was carried out with two data collection moments, pre and post. Participants were 12 children, 7 male and 5 female, mean age and standard deviation of 51/±14 months, from the Colégio de Aplicação Telma Vitória (CAPTV), located on the Campus of the Federal University of Alagoas, city of Maceió - Alagoas. The study was carried out: a) application of scales to characterize the profile of symptoms and level of intensity of the participants' ASD; b) thirty observations of the time spent engaged in table activities; c) application of ten intervention sessions with strength, coordination and balance exercises; moderate intensity and twice weekly frequency of 60 minutes. Items a and b were reapplied post-intervention and d) the results were analyzed using descriptive statistics such as mean, standard deviation (SD) for quantitative variables and absolute (n) and relative (%) frequency distribution, as well as their respective 95% confidence intervals (95%CI) for qualitative variables. The results showed that only six children obtained pre- and post-intervention results for the ATA and CARS characterization scales, demonstrating improvements for five of the participants in the total score for the ATA scale (34±2.8/29.3±5.2) and CARS (43.5±5.4/37.5±6.5). There were improvements for five of the six children in the subscales related to the profile of repetitive/stereotypical behaviors (8.2±1.3/4.8±1.6), and a change in the level of support for one of the children (5S and 1LM / 4S and 2LM). The mean engagement times showed substantial improvements pre and post (28.1±21.3/186,6±182,1). The study showed that strength, coordination and balance exercises have a positive influence on repetitive/stereotypical behavior and engagement time in academic tasks, corroborating previous studies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro do autismopt_BR
dc.subjectPhysical Exercisept_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectASDpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleInfluência do exercício físico enquanto antecedente das atividades acadêmicas de crianças com transtorno do espectro do autismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCrianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) precisam ser engajadas a prática do exercício físico porque os efeitos da intervenção têm sido identificados como uma promissora estratégia de atendimento especializado, nos espaços educacionais e clínicos, à população na redução de sintomas primários e comorbidades. O objetivo do estudo foi identificar a influência de um programa de exercício físico nos comportamentos estereotipados e no tempo de engajamento em atividades acadêmicas de crianças com TEA inseridas no contexto da educação infantil. Foi realizado um estudo de intervenção com dois momentos de recolha de dados pré e pós. Foram participantes 12 crianças, 7 masculino e 5 feminino, média de idade e desvio padrão de 51/±14 meses, do Colégio de Aplicação Telma Vitória (CAPTV), localizado no Campus da Universidade Federal de Alagoas, cidade de Maceió – Alagoas. Foi realizado: a) aplicação de escalas de caracterização do perfil de sintomas e nível de intensidade do TEA dos participantes; b) trinta observações do tempo de engajamento em atividades de mesa; c) aplicação de dez sessões de intervenção com exercício de força, coordenação e equilíbrio; intensidade moderada e frequência semanal de duas vezes de 60 minutos. Os itens a e b foram reaplicados pós intervenção e d) análise dos resultados foram realizados a partir de estatística descritiva como média, desvio padrão (dp) para variáveis quantitativas e distribuição de frequência absoluta (n) e relativa (%), assim como seus respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%) para as qualitativas. Os resultados demonstraram que seis crianças obtiveram dados pré e pós intervenção para escalas de caracterizações ATA e CARS, demonstrando melhorias para cinco dos participantes no escore total para a escala ATA (34±2,8/29,3±5,2) e CARS (43,5±5,4/37,5±6,5). Houve melhorias para cinco das seis crianças nas subescalas relacionadas ao perfil de comportamentos repetitivos/estereotipados (8,2±1,3/4,8±1,6), e mudança de nível de suporte para uma das crianças (5S e 1LM / 4S e 2LM). As médias dos tempos de engajamento apresentaram melhorias substanciais pré e pós (28,1±21,3/186,6±182,1). O estudo demonstrou que exercício de força, coordenação e equilíbrio exerce influência positiva no comportamento repetitivo/estereotipado e no tempo de engajamento em tarefas acadêmicas, corroborando com estudos anteriores.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.