00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169740241773273pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Janaina Alves Pereira Alves dos-
dc.contributor.referee2Morais, Adolfo Henrique de Almeida-
dc.creatorNunes, Paulo Vitor Miranda-
dc.date.accessioned2025-11-10T16:03:08Z-
dc.date.available2025-11-10-
dc.date.available2025-11-10T16:03:08Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationNUNES, Paulo Vitor Miranda. Como construir o Branding pessoal de um artista pop baseado na carreira da funkstar Anitta. 2025. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) –Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17203-
dc.description.abstractThis study seeks to investigate the construction of personal branding for pop artists, using Anitta's career as a case study. The research analyzes how the singer transformed her career into a multifaceted global brand through innovative marketing strategies, a strong social media presence, and constant reinvention. The work is grounded in Aaker's (1996) definitions of brand and branding, exploring concepts such as visual identity, storytelling, and audience engagement. It also examines the role of pop culture in shaping social identities, based on Pereira de Sá, Carreiro, and Ferraraz (2015), and the connections between media rituals and consumption, as discussed by McCracken (2023). Methodologically, the research follows the guidelines of Marconi and Lakatos (2003), employing observational, systematic, and documental studies to understand Anitta's communication and positioning strategies. The study highlights the importance of authentic and strategic branding for artists aiming to establish themselves in the global market. In conclusion, it emphasizes that success in a contemporary musical career depends not only on artistic talent but also on effective and well-planned brand management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Relações Públicas - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBranding pessoalpt_BR
dc.subjectMarca - Artista Poppt_BR
dc.subjectAnitta – Carreirapt_BR
dc.subjectPersonal Brandpt_BR
dc.subjectBrandingpt_BR
dc.subjectPop Artistpt_BR
dc.subjectAnittapt_BR
dc.subjectCarrerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICASpt_BR
dc.titleComo construir o Branding pessoal de um artista pop baseado na carreira da funkstar Anittapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTal estudo procura investiga a construção de marca pessoal para artistas pop, utilizando a trajetória de Anitta como estudo de caso. A pesquisa analisa como a cantora transformou sua carreira em uma marca global multifacetada, por meio de estratégias de marketing inovadoras, forte presença nas redes sociais e constante reinvenção. O trabalho se fundamenta nas definições de marca e branding de Aaker (1996), explorando conceitos como identidade visual, storytelling e engajamento do público. Também aborda o papel da cultura pop na construção de identidades sociais, com base em Sá, Carreiro e Ferraraz (2015), e as conexões entre rituais midiáticos e o consumo, conforme McCracken (2023). Metodologicamente, a pesquisa segue as orientações de Marconi e Lakatos (2003), utilizando as pesquisas de observação, sistemática e documentais para compreender as estratégias de comunicação e posicionamento de Anitta. O estudo destaca a relevância de um branding autêntico e estratégico para artistas que desejam se consolidar no mercado global. Como conclusão, enfatiza que o sucesso na carreira musical contemporânea depende não apenas do talento artístico, mas também de uma gestão de marca eficaz e bem planejada.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Como construir o Branding pessoal de um artista pop baseado na carreira da funkstar Anitta.pdf2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.