00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Givanildo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3702199251733170pt_BR
dc.contributor.referee1Maynart, Renata Costa-
dc.contributor.referee2Silva, Viviane dos Reis-
dc.creatorSantos, Vaneska de Lima-
dc.creatorMendes, Wanespa Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3542556180293876pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0880356995127030pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-10T14:02:35Z-
dc.date.available2025-11-10-
dc.date.available2025-11-10T14:02:35Z-
dc.date.issued2025-09-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Vaneska de Lima; MENDES, Wanespa Nascimento. O relatório da criança como instrumento de avaliação na educação infantil. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17202-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis focuses on the child's report as an assessment tool in Early Childhood Education, seeking to analyze its relevance in monitoring the integral development of children and the pedagogical practices of educators. The study aimed to understand how the child's report contributes to formative, continuous, and reflective assessment, in accordance with current legal frameworks. Methodologically, the research is qualitative and exploratory, developed from a bibliographic and documentary survey. The results show that assessment in Early Childhood Education must overcome the merely bureaucratic view of records, becoming a continuous process of observation, documentation, reflection, and pedagogical action. They also presented the child's report as a fundamental instrument, as it allows for reflective and contextualized records of learning, respecting the uniqueness of children, strengthening the dialogue between school and family, and supporting teacher planning. However, the study points to challenges related to the elaboration of consistent reports, which require critical training and pedagogical intentionality on the part of educators. It is concluded that the child's report, when theoretically grounded and used critically, constitutes a humanized assessment practice, capable of valuing individual achievements, guiding new learning, and contributing to the child's holistic development.require critical training and pedagogical intentionality on the part of educators. The conclusion is that descriptive assessments, when theoretically grounded and used critically, constitute a humane assessment practice capable of valuing individual achievements, guiding new learning, and contributing to the child's comprehensive development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectRelatório da criançapt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectChid's reportpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO relatório da criança como instrumento de avaliação na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe child's report as an assessment tool in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o relatório da criança como instrumento de avaliação na Educação Infantil, busca analisar sua relevância no acompanhamento do desenvolvimento integral das crianças e das práticas pedagógicas dos educadores. O estudo objetivou compreender de que forma o relatório da criança contribui para uma avaliação formativa, contínua e reflexiva, em consonância com as bases legais vigentes. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de caráter exploratório, desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico e documental. Os resultados evidenciam que a avaliação na Educação Infantil deve superar a visão meramente burocrática dos registros, configurando-se como um processo contínuo de observação, documentação, reflexão e ação pedagógica. Apresentaram, ainda, que o relatório da criança se apresenta como um instrumento fundamental, pois possibilita registros reflexivos e contextualizados das aprendizagens, respeitando a singularidade das crianças, fortalecendo o diálogo entre escola e família e subsidiando o planejamento docente. Contudo, o estudo aponta desafios relacionados à elaboração de relatórios consistentes, que exigem formação crítica e intencionalidade pedagógica por parte dos educadores. Conclui-se que o relatório da criança, quando fundamentado teoricamente e utilizado de forma crítica, constitui-se em uma prática avaliativa humanizada, capaz de valorizar as conquistas individuais, orientar novas aprendizagens e contribuir para a formação integral da criança.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O relatorio da crianca como instrumento de avaliacao na educacao infantil.pdf371.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.