00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Feitosa, Cid Olival-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6060628420316378pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Cícero Péricles de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4195463764150957pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Márcio Jorge Porangaba-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4045510744527653pt_BR
dc.creatorAmaral, Eraldo Henrique de Souza-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7012192760707474pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-07T16:57:53Z-
dc.date.available2025-11-06-
dc.date.available2025-11-07T16:57:53Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationAMARAL, Eraldo Henrique de Souza. Breve comparativo do sistema econômico e de indicadores de saúde e educação entre Brasil e Cuba. 2025. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17197-
dc.description.abstractThe study of socioeconomic dynamics between different countries can provide valuable insights into the impacts of economic model choices and how these affect people's lives. This paper aims to comparatively analyze the economic systems and health and education indicators of Brazil and Cuba in 1960 and 1980, seeking to understand how economic systems and their political orientations impacted life expectancy, health, and education indices. The research uses a qualitative approach based on the analysis of social indicators from secondary sources, such as the 1983 World Bank report, complemented by Pereira's (1989) analysis of education data in Cuba. The results show that Cuba, despite being classified as a lower-middle-income country, achieved significant progress in 7 of the 9 compared indicators, such as reducing infant mortality and increasing life expectancy, outperforming Brazil, a country classified as upper-middle-income. The socioeconomic policies implemented in Cuba after the 1959 Revolution, such as the universalization of health and education, had a positive impact on the population's quality of life, while Brazil, with a more exclusionary health and education system, showed more modest progress. The research concluded that economic systems and adopted social policies directly influence the quality of life of populations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Econômicas - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas econômicos - Brasilpt_BR
dc.subjectSistemas econômicos - Cubapt_BR
dc.subjectEconomia comparadapt_BR
dc.subjectIndicadores de saúdept_BR
dc.subjectIndicador educacionalpt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectEconomic systems - Brazilpt_BR
dc.subjectEconomic systems - Cubapt_BR
dc.subjectComparative economicspt_BR
dc.subjectHealth indicatorspt_BR
dc.subjectEducational indicatorpt_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleBreve comparativo do sistema econômico e de indicadores de saúde e educação entre Brasil e Cubapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO estudo das dinâmicas socioeconômicas entre diferentes países é capaz de proporcionar esclarecimentos valorosos sobre os impactos das escolhas de modelos econômicos e como estes afetam a vida das populações. O presente trabalho tem como objetivo analisar comparativamente os sistemas econômicos e os indicadores relacionados à saúde e educação do Brasil e de Cuba em 1960 e 1980, buscando compreender como os sistemas econômicos e seus direcionamentos políticos impactaram os índices relacionados à expectativa de vida, saúde e educação. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa baseada na análise de indicadores sociais oriundos de fontes secundárias, como o relatório do Banco Mundial de 1983. Os resultados demonstram que Cuba, apesar de ser classificada como um país de renda média-baixa, apresentou avanços significativos em 7 dos 9 indicadores comparados, como, por exemplo, na redução da mortalidade infantil, e aumento da expectativa de vida, superando o Brasil, um país classificado como de renda média-alta. As políticas socioeconômicas implementadas em Cuba após a Revolução de 1959, como a universalização da saúde e educação, tiveram um impacto positivo na qualidade de vida da população, ao passo que o Brasil, com um sistema de saúde e educação mais excludente, apresentou progressos mais modestos. A pesquisa concluiu que os sistemas econômicos e as políticas sociais adotadas influenciam diretamente na qualidade de vida das populações.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Breve comparativo do sistema econômico e de indicadores de saúde e educação entre Brasil e Cuba.pdfBreve comparativo do sistema econômico e de indicadores de saúde e educação entre Brasil e Cuba648.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.