00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17188
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A construção de um caderno pedagógico para o ensino de geografia no 5º ano do ensino fundamental: paisagem e identidade na cidade de Pilar no Estado de Alagoas
Título(s) alternativo(s): The construction of a pedagogical notebook for teaching geography in the 5th grade of elementary school: landscape and identity in the city of Pilar, State of Alagoas
Autor(es): Guimarâes, Ana Lúcia da Silva
Silva, Elizabete Belarmino da
Primeiro Orientador: Morais, Érica Renata Vilela de
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Valéria Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luiza Cristina Silva
Resumo: O estudo aborda o ensino de Geografia em interface com o conceito de educação na cidade. O objetivo foi investigar as contribuições do Complexo Cultural e Religioso Dilma Canuto para o ensino de Geografia no 5º ano do Ensino Fundamental, na cidade de Pilar, em Alagoas. Com base em uma abordagem qualitativa, a investigação toma como referência a categoria paisagem, que permite analisar as transformações sociais, urbanas e culturais e compreender suas potencialidades no processo educativo. Tais análises partem da premissa de que os espaços e tempos da cidade sintetizam elementos de uma grande narrativa urbana, que revela o potencial pedagógico para abordar a história, os conflitos, os valores, as memórias, as manifestações artísticas e religiosas e outros aspectos do ser humano. Nesse percurso, evidencia-se o descompasso entre o modo como a paisagem é abordada nos livros didáticos e as práticas pedagógicas no cotidiano escolar, considerando ainda a pouca ênfase dada às dimensões regionais e locais. Com o intuito de explorar tais possibilidades, elaborou-se um caderno de atividades que visa favorecer a contextualização dos conteúdos e aproximar os estudantes do espaço em que vivem. Tomamos como apoio teórico e metodológico contribuições de Milton Santos (2001, 2014), Helena Callai (2005) e Lana Cavalcanti (2013); para subsidiar nossas análises que evidenciam a importância de práticas educativas que aproximem os sujeitos da escola com os espaços da cidade numa perspectiva crítica e emancipatória do conhecimento. A proposta das atividades foi discutida de forma colaborativa com os docentes da educação básica, que contribuíram para sua validação e aprimoramento, fortalecendo a prática pedagógica e promovendo reflexão crítica sobre interações espaciais, transformações históricas e práticas sociais.
Abstract: The study addresses the teaching of Geography in interface with the concept of education in the city. The objective was to investigate the contributions of the Dilma Canuto Cultural and Religious Complex to the teaching of Geography in the 5th grade of Elementary School, in the city of Pilar, Alagoas. Based on a qualitative approach, the investigation takes as a reference the category of landscape, which allows for the analysis of social, urban, and cultural transformations and the understanding of their potential in the educational process. Such analyses stem from the premise that the spaces and times of the city synthesize elements of a grand urban narrative, revealing the pedagogical potential to address history, conflicts, values, memories, as well as artistic and religious manifestations, among other aspects of human life. In this process, the gap between the way landscape is addressed in textbooks and pedagogical practices in everyday school life becomes evident, also considering the limited emphasis given to regional and local dimensions. In order to explore these possibilities, an activity workbook was developed to foster the contextualization of content and bring students closer to the space in which they live. Theoretical and methodological support was drawn from the contributions of Milton Santos (2001, 2014), Helena Callai (2005), and Lana Cavalcanti (2013) to underpin our analyses, which highlight the importance of educational practices that connect students and schools with urban spaces from a critical and emancipatory perspective of knowledge. The proposed activities were discussed collaboratively with basic education teachers, who contributed to their validation and improvement, thus strengthening pedagogical practice and promoting critical reflection on spatial interactions, historical transformations, and social practices.
Palavras-chave: Geografia escolar
Livro didático
Paisagem
Atividades pedagógicas
Identidade local
Educação
School geography
Textbook
Landscape
Pedagogical activities
Local identity
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: GUIMARÃES, Ana Lúcia da Silva; SILVA, Elizabete Belarmino da. A construção de um caderno pedagógico para o ensino de geografia no 5º ano do ensino fundamental: paisagem e identidade na cidade de Pilar no Estado de Alagoas. 2025. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17188
Data do documento: 10-out-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.