00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17187
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência dos Mangás Shounen para o desenvolvimento emocional do adolescente contemporâneo
Autor(es): Lopes, Layla O'Hana Cruz
Casttelani, Thalita França
Primeiro Orientador: Souza, Janayna
metadata.dc.contributor.referee1: Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais
Resumo: Este estudo investiga a influência dos mangás shounen no desenvolvimento emocional de adolescentes a partir de três obras emblemáticas do século XXI, são elas: Tokyo Revengers, Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) e Death Note. Com metodologia qualitativa e descritiva, utiliza-se a Análise de Conteúdo para compreender como essas narrativas tratam temas como medo, ansiedade e luto, conforme teorizado por J.D. Násio e Ana Bock. A base teórica inclui também Mayer e Salovey, que destacam a inteligência emocional como uma habilidade essencial para lidar com tais sentimentos. A seleção das obras foi com base em sua relevância cultural, profundidade psicológica e conclusão narrativa, em consenso com a análise de cenas importantes que exemplificam as emoções em foco. Os resultados indicam que os mangás são capazes de normalizar emoções difíceis, oferecem estratégias de enfrentamento e alertam para riscos emocionais. No campo educacional, os mangás shounen revelam-se ferramentas pedagógicas eficazes para tratar temas socioemocionais, especialmente relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem. Sendo capazes de promover a mediação emocional entre professores e alunos, incentivando um ambiente escolar mais plural. Ao valorizar o repertório cultural do adolescente contemporâneo, esses conteúdos assimilam os vínculos entre a escola e o universo dos adolescentes, ao mesmo tempo que oferecem aos educadores novas formas de abordagem adaptáveis e atualizadas.
Abstract: This study investigates the influence of shounen manga on adolescents’ emotional development through three emblematic works of the 21st century: Tokyo Revengers, Shingeki no Kyojin (Attack on Titan), and Death Note. Using a qualitative and descriptive methodology, Content Analysis is employed to understand how these narratives address themes such as fear, anxiety, and grief, as theorized by J.D. Násio and Ana Bock. The theoretical framework also includes Mayer and Salovey, who emphasize emotional intelligence as an essential skill for dealing with such feelings. The works were selected based on their cultural relevance, psychological depth, and narrative completion, alongside the analysis of key scenes exemplifying the emotions in focus. The results indicate that manga are capable of normalizing difficult emotions, providing coping strategies, and raising awareness of emotional risks. In the educational field, shounen manga prove to be effective pedagogical tools for addressing socioemotional themes, particularly those related to development and learning. They foster emotional mediation between teachers and students, promoting a more inclusive school environment. By valuing the cultural repertoire of contemporary adolescents, these narratives strengthen the connection between school and youth culture while offering educators new, adaptable, and up-to-date approaches.
Palavras-chave: Educação
Desenvolvimento humano
Adolescência
Mangá
Education
Human development
Adolescence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: LOPES, Layla O'Hana Cruz; CASTTELANI, Thalita França; SOUZA, Janayna. A influência dos Mangás Shounen para o desenvolvimento emocional do adolescente contemporâneo. 2025. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17187
Data do documento: 18-ago-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A influencia dos mangas shounen para o desenvolvimento emocional do adolescente contemporaneo.pdf743.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.