00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Givanildo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3702199251733170pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.creatorCordeiro, Vania Silva de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5328386991420828pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T16:19:52Z-
dc.date.available2025-11-05-
dc.date.available2025-11-05T16:19:52Z-
dc.date.issued2025-08-22-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Vania Silva de Oliveira. As condições do trabalho docente em tempos de pós-pandemia da covid-19: uma análise da produção do conhecimento. 2025. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17184-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic triggered an unprecedented health crisis, imposing political, social, and educational challenges worldwide. In the educational field, the emergency of social distancing forced schools and teachers to quickly restructure their pedagogical practices, leading to an abrupt transition to Emergency Remote Teaching. In this context, this dissertation aimed to understand the conditions of teaching work in the post-pandemic era of Covid-19, based on an analysis of knowledge production on the topic. The specific objectives were: 1) to describe the Brazilian educational context during the pandemic; 2) to identify the political and social implications and determinants that influenced teaching work between 2021 and 2023; and 3) to discuss the impacts of the health crisis on working conditions in Basic Education. Methodologically, this is a qualitative, exploratory study based on the Systematic Literature Review technique, prioritizing publications with Qualis A qualifications. The analysis of the documentary corpus revealed that teaching work was deeply affected by technological demands, the deterioration of teaching conditions, work overload, and the impact on professionals' physical and mental health. The pandemic exacerbated historical inequalities in the educational system while highlighting the central role of teachers in mediating educational processes. The study concludes that, in the post-pandemic context, teaching working conditions require urgent attention from public policies, particularly regarding professional recognition, continuing education, and overcoming educational inequalities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectPós-pandemiapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectPos-pandemicpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs condições do trabalho docente em tempos de pós-pandemia da covid-19: uma análise da produção do conhecimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA pandemia da Covid-19 instaurou uma crise sanitária sem precedentes, impondo desafios de ordem política, social e educacional em todo o mundo. No campo educacional, a emergência do distanciamento social obrigou escolas e professores a uma rápida reestruturação de suas práticas pedagógicas, desencadeando um processo abrupto de transição para o Ensino Remoto Emergencial. Nesse contexto, a presente dissertação teve como objetivo geral compreender as condições do trabalho docente em tempos de pós-pandemia da Covid-19, a partir da análise da produção do conhecimento sobre o tema. Os objetivos específicos consistem-se em: 1) descrever o contexto educacional brasileiro durante a pandemia; 2) identificar as implicações e condicionantes político-sociais que influenciaram o trabalho docente no período de 2021 a 2023; 3) discutir os impactos da crise sanitária nas condições de trabalho na Educação Básica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter exploratório, fundamentada na técnica de Revisão Sistemática da Literatura, priorizando publicações com qualificação Qualis A. A análise do corpus documental revelou que o trabalho docente foi intensamente afetado pelas exigências tecnológicas, pela precarização das condições de ensino, pela sobrecarga laboral e pelo impacto na saúde física e mental dos profissionais. A pandemia acentuou desigualdades históricas no sistema educacional, ao mesmo tempo em que destacou a centralidade do papel do professor na mediação dos processos educativos. O estudo conclui que, no contexto pós-pandêmico, as condições de trabalho docente demandam atenção urgente das políticas públicas, sobretudo no que tange à valorização profissional, à formação continuada e à superação das desigualdades educacionais.pt_BR
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