Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17181| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Leitura literária e ensino: o poema visual na sala de aula |
| Autor(es): | Santos, Alderlânia Farias dos |
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Eliana Kefalás |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Maria Gabriela Cardoso Fernandes da |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Francisco Jadir Lima |
| Resumo: | Neste trabalho, busca-se apresentar práticas realizadas na sala de aula para leitura e produção da poesia visual a fim de realizar experiências de leitura literária nas aulas de literatura. Essas práticas foram conduzidas por discentes universitários da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade Estadual de Paraíba (UEPB), ambas trabalhadas com alunos do ensino fundamental de escola pública. Nessas práticas, os alunos foram apresentados a diversos poemas visuais, sobre os quais foram realizadas leitura e interpretações coletivas. A partir da análise desses relatos de experiências, foram elaboradas reflexões sobre a formação do leitor literário tendo como referência documentos educacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), além de conceitos como “letramento literário” (COSSON, 2006). Considera- se que, através do contato efetivo com texto literário na sala de aula, a leitura possa resultar não só na formação de leitores literários, mas também na transformação desses leitores, por meio das ressignificações sobre a leitura de si e do mundo que o trabalho com o letramento literário permite. |
| Abstract: | RESUMEN: En esta obra, buscamos presentar prácticas llevadas a cabo en el aula para la lectura y producción de poesía visual con el fin de realizar experiencias de lectura literaria en clases de literatura. Estas prácticas fueron realizadas por estudiantes universitarios de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL) y la Universidad Estatal de Paraíba (UEPB), ambos trabajaron con estudiantes de escuela primaria de la escuela pública. En estas prácticas, los estudiantes fueron presentados a varios poemas visuales, en los que se realizaron la lectura y las interpretaciones colectivas. Sobre la base del análisis de estos informes de experiencias, se elaboraron reflexiones sobre la formación del lector literario, refiriéndose a documentos educativos como los Parámetros Nacionales de Currículo (PCN), así como conceptos como "literatura literaria" (COSSON, 2006). Se considera que, a través del contacto eficaz con el texto literario en el aula, la lectura puede dar lugar no sólo a la formación de lectores literarios, sino también a la transformación de estos lectores, a través de resignificaciones sobre la lectura de sí mismos y del mundo que el trabajo con alfabetización literaria permite. |
| Palavras-chave: | Poesia visual Leitura literária Leitura (Ensino fundamental) Letramento literário Lectura literaria Lectura (Escuela primaria) Alfabetización literaria |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
| Citação: | SANTOS, Alderlânia Farias dos. Leitura literária e ensino: o poema visual na sala de aula. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17181 |
| Data do documento: | 9-nov-2020 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Leitura literária e ensino: o poema visual na sala de aula.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.