00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eliana Kefalás-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409165890861097pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Maria Gabriela Cardoso Fernandes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3475723583898550pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Francisco Jadir Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3670288669681332pt_BR
dc.creatorSantos, Alderlânia Farias dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9269085143398836pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T13:21:29Z-
dc.date.available2025-10-01-
dc.date.available2025-11-05T13:21:29Z-
dc.date.issued2020-11-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Alderlânia Farias dos. Leitura literária e ensino: o poema visual na sala de aula. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17181-
dc.description.abstractRESUMEN: En esta obra, buscamos presentar prácticas llevadas a cabo en el aula para la lectura y producción de poesía visual con el fin de realizar experiencias de lectura literaria en clases de literatura. Estas prácticas fueron realizadas por estudiantes universitarios de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL) y la Universidad Estatal de Paraíba (UEPB), ambos trabajaron con estudiantes de escuela primaria de la escuela pública. En estas prácticas, los estudiantes fueron presentados a varios poemas visuales, en los que se realizaron la lectura y las interpretaciones colectivas. Sobre la base del análisis de estos informes de experiencias, se elaboraron reflexiones sobre la formación del lector literario, refiriéndose a documentos educativos como los Parámetros Nacionales de Currículo (PCN), así como conceptos como "literatura literaria" (COSSON, 2006). Se considera que, a través del contacto eficaz con el texto literario en el aula, la lectura puede dar lugar no sólo a la formación de lectores literarios, sino también a la transformación de estos lectores, a través de resignificaciones sobre la lectura de sí mismos y del mundo que el trabajo con alfabetización literaria permite.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoesia visualpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLectura literariapt_BR
dc.subjectLectura (Escuela primaria)pt_BR
dc.subjectAlfabetización literariapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleLeitura literária e ensino: o poema visual na sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, busca-se apresentar práticas realizadas na sala de aula para leitura e produção da poesia visual a fim de realizar experiências de leitura literária nas aulas de literatura. Essas práticas foram conduzidas por discentes universitários da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade Estadual de Paraíba (UEPB), ambas trabalhadas com alunos do ensino fundamental de escola pública. Nessas práticas, os alunos foram apresentados a diversos poemas visuais, sobre os quais foram realizadas leitura e interpretações coletivas. A partir da análise desses relatos de experiências, foram elaboradas reflexões sobre a formação do leitor literário tendo como referência documentos educacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), além de conceitos como “letramento literário” (COSSON, 2006). Considera- se que, através do contato efetivo com texto literário na sala de aula, a leitura possa resultar não só na formação de leitores literários, mas também na transformação desses leitores, por meio das ressignificações sobre a leitura de si e do mundo que o trabalho com o letramento literário permite.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura literária e ensino: o poema visual na sala de aula.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.