00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os caminhos tortuosos do ensino bilíngue de surdos na LDB: reflexões sobre a inserção da modalidade de ensino na contramão de um cenário político ultraconservador
Autor(es): Vasconcelos, Elayne Cristina Nunes
Primeiro Orientador: Silva, Maria Angélica da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Edineide dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jair Barbosa da
Resumo: O presente trabalho inscreve-se no âmbito das discussões em torno da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, a partir da inserção do Art. V-A que trata da modalidade de educação bilíngue de surdos, uma conquista recente e de relevância para a comunidade surda no cenário educacional brasileiro. Nessa direção, teve como objetivo analisar as demandas políticas educacionais e curriculares e suas implicações na formação docente decorrentes da inserção da referida modalidade de ensino na LDB. Para isso, a pesquisa assumiu um caráter documental (LAVILLE; DIONNE, 1999) e qualitativo, valendo-se também da metapesquisa (MAINARDES, 2018) para construção e análise dos dados. A partir deste arcabouço teórico-metodológico e da ancoragem em autores como Campello e Rezende (2009); Cerqueira (et al, 2009); Fernandes e Moreira (2014), nas análises foi possível depreender que, apesar do marco legal do ensino bilíngue como modalidade na LDB, temos um histórico antigo e marcadores sócio-políticos recentes que nos indicam os impasses entre os avanços legais e os mecanismos necessários para a implementação de tal regulamento formativo. Visto que, diante do atual cenário político brasileiro ultraconservador, se nos aparece como uma incógnita, apontando para, no mínimo, um caminho tortuoso para a educação bilíngue. Por fim, ressalta-se que não apenas a temática como também as questões relacionadas à implementação desta modalidade de ensino demandam novos estudos e aprofundamento nas análises políticas.
Palavras-chave: Educação bilíngue
Brasil. [Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996)]
Política Educacional
Surdos
Bilingual education
[Law of Guidelines and Bases of Education (1996)]
Educational Policy
Deaf
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Libras) - Licenciatura
Citação: VASCONCELOS, Elayne Cristina Nunes. Os caminhos tortuosos do ensino bilíngue de surdos na LDB: reflexões sobre a inserção da modalidade de ensino na contramão de um cenário político ultraconservador. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - LIBRAS) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17179
Data do documento: 25-fev-2022
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