00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Angélica da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9860576086717875pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Edineide dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0149828546683161pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Jair Barbosa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8654129558132481pt_BR
dc.creatorVasconcelos, Elayne Cristina Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9379009966665742pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T13:15:59Z-
dc.date.available2025-09-30-
dc.date.available2025-11-05T13:15:59Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Elayne Cristina Nunes. Os caminhos tortuosos do ensino bilíngue de surdos na LDB: reflexões sobre a inserção da modalidade de ensino na contramão de um cenário político ultraconservador. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - LIBRAS) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17179-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Libras) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectBrasil. [Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996)]pt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectBilingual educationpt_BR
dc.subject[Law of Guidelines and Bases of Education (1996)]pt_BR
dc.subjectEducational Policypt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleOs caminhos tortuosos do ensino bilíngue de surdos na LDB: reflexões sobre a inserção da modalidade de ensino na contramão de um cenário político ultraconservadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho inscreve-se no âmbito das discussões em torno da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, a partir da inserção do Art. V-A que trata da modalidade de educação bilíngue de surdos, uma conquista recente e de relevância para a comunidade surda no cenário educacional brasileiro. Nessa direção, teve como objetivo analisar as demandas políticas educacionais e curriculares e suas implicações na formação docente decorrentes da inserção da referida modalidade de ensino na LDB. Para isso, a pesquisa assumiu um caráter documental (LAVILLE; DIONNE, 1999) e qualitativo, valendo-se também da metapesquisa (MAINARDES, 2018) para construção e análise dos dados. A partir deste arcabouço teórico-metodológico e da ancoragem em autores como Campello e Rezende (2009); Cerqueira (et al, 2009); Fernandes e Moreira (2014), nas análises foi possível depreender que, apesar do marco legal do ensino bilíngue como modalidade na LDB, temos um histórico antigo e marcadores sócio-políticos recentes que nos indicam os impasses entre os avanços legais e os mecanismos necessários para a implementação de tal regulamento formativo. Visto que, diante do atual cenário político brasileiro ultraconservador, se nos aparece como uma incógnita, apontando para, no mínimo, um caminho tortuoso para a educação bilíngue. Por fim, ressalta-se que não apenas a temática como também as questões relacionadas à implementação desta modalidade de ensino demandam novos estudos e aprofundamento nas análises políticas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.