Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17179Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Maria Angélica da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9860576086717875 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Edineide dos Santos | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0149828546683161 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Jair Barbosa da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8654129558132481 | pt_BR |
| dc.creator | Vasconcelos, Elayne Cristina Nunes | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9379009966665742 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-05T13:15:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-30 | - |
| dc.date.available | 2025-11-05T13:15:59Z | - |
| dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
| dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Elayne Cristina Nunes. Os caminhos tortuosos do ensino bilíngue de surdos na LDB: reflexões sobre a inserção da modalidade de ensino na contramão de um cenário político ultraconservador. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - LIBRAS) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17179 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Letras(Libras) - Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
| dc.subject | Brasil. [Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996)] | pt_BR |
| dc.subject | Política Educacional | pt_BR |
| dc.subject | Surdos | pt_BR |
| dc.subject | Bilingual education | pt_BR |
| dc.subject | [Law of Guidelines and Bases of Education (1996)] | pt_BR |
| dc.subject | Educational Policy | pt_BR |
| dc.subject | Deaf | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
| dc.title | Os caminhos tortuosos do ensino bilíngue de surdos na LDB: reflexões sobre a inserção da modalidade de ensino na contramão de um cenário político ultraconservador | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho inscreve-se no âmbito das discussões em torno da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, a partir da inserção do Art. V-A que trata da modalidade de educação bilíngue de surdos, uma conquista recente e de relevância para a comunidade surda no cenário educacional brasileiro. Nessa direção, teve como objetivo analisar as demandas políticas educacionais e curriculares e suas implicações na formação docente decorrentes da inserção da referida modalidade de ensino na LDB. Para isso, a pesquisa assumiu um caráter documental (LAVILLE; DIONNE, 1999) e qualitativo, valendo-se também da metapesquisa (MAINARDES, 2018) para construção e análise dos dados. A partir deste arcabouço teórico-metodológico e da ancoragem em autores como Campello e Rezende (2009); Cerqueira (et al, 2009); Fernandes e Moreira (2014), nas análises foi possível depreender que, apesar do marco legal do ensino bilíngue como modalidade na LDB, temos um histórico antigo e marcadores sócio-políticos recentes que nos indicam os impasses entre os avanços legais e os mecanismos necessários para a implementação de tal regulamento formativo. Visto que, diante do atual cenário político brasileiro ultraconservador, se nos aparece como uma incógnita, apontando para, no mínimo, um caminho tortuoso para a educação bilíngue. Por fim, ressalta-se que não apenas a temática como também as questões relacionadas à implementação desta modalidade de ensino demandam novos estudos e aprofundamento nas análises políticas. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Os caminhos tortuosos do ensino bilíngue de surdos na LDB: reflexões sobre a inserção da modalidade de ensino na contramão de um cenário político ultraconservador.pdf | 330.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.