Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17179| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Os caminhos tortuosos do ensino bilíngue de surdos na LDB: reflexões sobre a inserção da modalidade de ensino na contramão de um cenário político ultraconservador |
| Autor(es): | Vasconcelos, Elayne Cristina Nunes |
| Primeiro Orientador: | Silva, Maria Angélica da |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Edineide dos Santos |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Jair Barbosa da |
| Resumo: | O presente trabalho inscreve-se no âmbito das discussões em torno da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, a partir da inserção do Art. V-A que trata da modalidade de educação bilíngue de surdos, uma conquista recente e de relevância para a comunidade surda no cenário educacional brasileiro. Nessa direção, teve como objetivo analisar as demandas políticas educacionais e curriculares e suas implicações na formação docente decorrentes da inserção da referida modalidade de ensino na LDB. Para isso, a pesquisa assumiu um caráter documental (LAVILLE; DIONNE, 1999) e qualitativo, valendo-se também da metapesquisa (MAINARDES, 2018) para construção e análise dos dados. A partir deste arcabouço teórico-metodológico e da ancoragem em autores como Campello e Rezende (2009); Cerqueira (et al, 2009); Fernandes e Moreira (2014), nas análises foi possível depreender que, apesar do marco legal do ensino bilíngue como modalidade na LDB, temos um histórico antigo e marcadores sócio-políticos recentes que nos indicam os impasses entre os avanços legais e os mecanismos necessários para a implementação de tal regulamento formativo. Visto que, diante do atual cenário político brasileiro ultraconservador, se nos aparece como uma incógnita, apontando para, no mínimo, um caminho tortuoso para a educação bilíngue. Por fim, ressalta-se que não apenas a temática como também as questões relacionadas à implementação desta modalidade de ensino demandam novos estudos e aprofundamento nas análises políticas. |
| Palavras-chave: | Educação bilíngue Brasil. [Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996)] Política Educacional Surdos Bilingual education [Law of Guidelines and Bases of Education (1996)] Educational Policy Deaf |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Libras) - Licenciatura |
| Citação: | VASCONCELOS, Elayne Cristina Nunes. Os caminhos tortuosos do ensino bilíngue de surdos na LDB: reflexões sobre a inserção da modalidade de ensino na contramão de um cenário político ultraconservador. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - LIBRAS) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17179 |
| Data do documento: | 25-fev-2022 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Os caminhos tortuosos do ensino bilíngue de surdos na LDB: reflexões sobre a inserção da modalidade de ensino na contramão de um cenário político ultraconservador.pdf | 330.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.