Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17175| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Priorização de habilidades do RECAL e o ensino da compreensão de leitura em língua inglesa a partir dos roteiros de estudos da plataforma Escola Web |
| Título(s) alternativo(s): | Prioritization of RECAL skills and teaching reading comprehension in english as from the roadmaps on the Escolaweb platform |
| Autor(es): | Lima, Erika Fernanda de Vasconcelos |
| Primeiro Orientador: | Makiyama, Simone |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Benyelton Miguel dos |
| Resumo: | Este trabalho se dispõe a fazer a análise de quatro Roteiros de Estudo, cujo foco é no Eixo Leitura da BNCC, para o ensino de inglês, recomendados pelo governo de Alagoas e veiculados em sua plataforma oficial Escola Web, utilizada na pandemia de COVID-19 como suporte aos docentes como forma de garantir a aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino. Tal análise foi realizada com base nas disposições dos orientadores curriculares BNCC (BRASIL, 2018), ReCAL (ALAGOAS, 2019) e Orientações de Priorização das Habilidades do Referencial Curricular de Alagoas (ALAGOAS, 2020), em diálogo com os conceitos teóricos de leitura, texto, estratégias de leitura e leitura crítica discutidos por Koch (2008), Solé (1998), Miquelante (2002), Figueiredo (2003b) e Schlatter (2009). Concluiu-se, por fim, que os Roteiros, em geral, respeitam a orientação metodológica para a prática da leitura, tendem a focar na reflexão do aluno sobre sua própria realidade, a partir do tema proposto na leitura, e apontam para uma pedagogia linguística crítica, conforme propostatanto na BNCC quanto na ReCAL. |
| Abstract: | This article sets out to analyze four Roadmaps recommended by the government of Alagoas and published on its official Escola Web platform, mostly used in the COVID-19 pandemic as support for teachers in order to guarantee students learning in the public school system. This analysis was carried out based on the provisions of the curriculam advisors BNCC (BRASIL, 2018), ReCAL (ALAGOAS, 2019) and Guidelines for Prioritizing the Skills of the Alagoas Curriculum Framework (ALAGOAS, 2020), in dialogue with the theoretical concepts of reading, text, reading strategies and critical reading discussed by Koch (2008), Solé (1998), Miquelante (2002), Figueiredo (2003b) and Schlatter (2009). Finally, it was concluded that the Roadmaps, in general, respect the methodological orientation that guides the practice of reading, tend to focus on the student's reflection on their own reality, based on the proposed theme in the reading, and point to a critical linguistic pedagogy, as proposed both in BNCC and ReCAL. |
| Palavras-chave: | Inglês - Estudo e ensino Língua inglesa - Aprendizagem Leitura Compreensão na leitura Base Nacional Comum Curricular Escolas públicas - Alagoas Ensino remoto COVID-19 |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura |
| Citação: | LIMA, Erika Fernanda de Vasconcelos. Priorização de habilidades do RECAL e o ensino da compreensão de leitura em língua inglesa a partir dos roteiros de estudos da plataforma Escola Web. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17175 |
| Data do documento: | 4-mar-2022 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Priorização de habilidades do RECAL e o ensino da compreensão de leitura em língua inglesa a partir dos roteiros de estudos da plataforma Escola Web.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.