00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Susana Souto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Roberto Sarmento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5737261319091574pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Ana Clara Magalhães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3215656538918242pt_BR
dc.creatorBarros, Maria Clara de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3988985514952796pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T13:04:17Z-
dc.date.available2025-09-03-
dc.date.available2025-11-05T13:04:17Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationBARROS, Maria Clara de Lima. Memória e invenção em Os anões, de Veronica Stigger. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17171-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the piece of work Os anões (2010) by Veronica Stigger, writer of contemporary brazilian literature, seeking to discuss the relationships between memory and invention that cross the narratives chosen to compose the corpus of the work. Her literary production is offered here as an object of study that challenges the boundaries between literary and non-literary genres, reality and fiction, writing and life, and takes place in a mostly autonomous universe. In this perspective, the texts “Imagem verdadeira”, “200 m²”, “Poet Drummond Flat Service” and “Tatuagem” were chosen, considering procedures linked to memory, writing and fictional autobiography. As a theoretical-methodological foundation, studies of literary theory and criticism were selected (AGAMBEN, 2009; BAKHTIN, 1997; CANDIDO, 2006; CORTÁZAR, 2006; HUTCHEON, 1991; KINGLER, 2008; OLIVEIRA, 2018.), in dialogue with texts dealing with literature, memory and writing in contemporary times (BRITTO, 2000; LE GOFF, 2003; RICOUER, 2003; SAMOYAULT, 2008.), in addition to the critical fortune of the author and the work studied (SILVA, 2015; RIBEIRO, 2019; VALDATI and MOTTER, 2019.). From that, the frequent dialogical resumption of a vast memory of texts and urban elements in the researched book stands out, as well as the relationship of reciprocity between invention and memory and the exploration of the limits between biography and fiction, in Veronica Stigger's work, as attitudes that reflect the characteristics of the contemporary literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStigger, Veronica, 1973-pt_BR
dc.subjectLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectContemporary literaturept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleMemória e invenção em Os anões, de Veronica Stiggerpt_BR
dc.title.alternativeMemory and invention in Os anões, by Veronica Stiggerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se propõe a analisar a obra Os anões (2010) de Veronica Stigger, escritora da literatura brasileira contemporânea, buscando discutir as relações entre memória e invenção que atravessam as narrativas escolhidas para compor o corpus do trabalho. Sua produção literária se oferece aqui como objeto de estudo que desafia os limites entre os gêneros literários e não literários, realidade e ficção, escrita e vida, e se faz num universo sobretudo autônomo. Para isso, foram escolhidos os textos “Imagem verdadeira”, “200 m²”, “Poeta Drummond Flat Service” e “Tatuagem”, considerando procedimentos vinculados à memória, escrita e autobiografia ficcional. Como fundamento teórico-metodológico, foram selecionados estudos de teoria e crítica literária (AGAMBEN, 2009; BAKHTIN, 1997; CANDIDO, 2006; CORTÁZAR, 2006; HUTCHEON, 1991; KINGLER, 2008; OLIVEIRA, 2018.), em diálogo com textos que tratam da literatura, da memória e da escrita na contemporaneidade (BRITTO, 2000; LE GOFF, 2003; RICOUER, 2003; SAMOYAULT, 2008.), além da fortuna crítica da autora e da obra estudada (SILVA, 2015; RIBEIRO, 2019; VALDATI e MOTTER, 2019.). A partir disso, destaca-se a frequente retomada dialógica de uma vasta memória de textos e de elementos urbanos no livro pesquisado, bem como a relação de reciprocidade entre invenção e memória e a exploração dos limites entre biografia e ficção, na obra de Veronica Stigger, como atitudes que refletem as características da literatura contemporânea.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memória e invenção em Os anões, de Veronica Stigger.pdf478.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.