00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Silvan Menezes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br2939008930884704pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Natália Heloise Silva dos-
dc.contributor.referee2Santos, Maria Heloise Silva dos-
dc.creatorRodrigues, Caio Barros-
dc.date.accessioned2025-11-04T20:49:25Z-
dc.date.available2025-11-04-
dc.date.available2025-11-04T20:49:25Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Caio Barros. A educação física e o tempo de tela: percepções de professores de educação física de Alagoas. 2025. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17165-
dc.description.abstractThe increase in screen time among children and adolescents is a widely observed and debated social phenomenon. The increase is related to the spread of electronic devices, such as smartphones, televisions and computers, which, although they facilitate access to information and entertainment, can also contribute to a eduction in the practice of physical activities. The objective of this research was to nderstand the perceptions of Physical Education teachers in Alagoas, at different stages of their professional careers, regarding “screen time” and the relationship with pedagogical practice in the area. The study followed the perspective of descriptive, exploratory research, with a qualitative approach. The instrument used to carry out the collection was the semi-structured interview. In this way, it was possible to understand the perceptions of school Physical Education teachers in Alagoas about the relationship between “screen time” with education and their pedagogical practices, making it possible to observe that the participants have a conservative view on “screen time”, focused on behavioral and health issues. Amidst a possible ban on cell phones in public and private schools in Brazil, it is necessary to expand the understanding of the relationship between the use of these devices and the pedagogical practices of Physical Education teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectTempo de telapt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectelectronic gamespt_BR
dc.subjectpedagogical practicespt_BR
dc.subjecttechnologiespt_BR
dc.subjectscreen timept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleA educação física e o tempo de tela: percepções de professores de educação física de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO aumento do tempo de tela entre crianças e adolescentes é um fenômeno social amplamente observado e debatido. O aumento está relacionado à disseminação de dispositivos eletrônicos, como smartphones, televisões e computadores, que, embora facilitem o acesso à informação e ao entretenimento, também podem contribuir para uma redução na prática de atividades físicas. O objetivo dessa pesquisa foi compreender as percepções de professores de Educação Física de Alagoas, em diferentes estágios das trajetórias profissionais, a respeito do “tempo de tela” e a relação com a prática pedagógica na área. O estudo seguiu a perspectiva de uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para realização da coleta foi a entrevista semiestruturada. Deste modo, foi possível entender as percepções dos professores de Educação Física escolar de Alagoas sobre a relação do “tempo de tela” com a educação e as suas práticas pedagógicas, sendo possível observar que os participantes possuem um olhar conservador sobre o “tempo de tela”, centrado em questões comportamentais e sanitárias. Em meio a uma possível proibição dos celulares nas escolas públicas e particulares do Brasil, se faz necessário ampliar o entendimento sobre a relação do uso desses aparelhos com as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física.pt_BR
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