00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Luiza Cristina Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5991954497467755pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Tawani Mara de Sousa-
dc.contributor.referee2Silva, Jeane Félix da-
dc.creatorMartiliano, Lara Dayanne de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253694524376656pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-31T16:51:39Z-
dc.date.available2025-10-31-
dc.date.available2025-10-31T16:51:39Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.identifier.citationMARTILIANO, Lara Dayanne de Almeida; SILVA, Luiza Cristina Silva. Literatura infantil e as relações de gênero: uma análise do livro "A menina que amava futebol". 2025. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17150-
dc.description.abstractThis study investigates the contribution of children's literature to the critical and conscious development of children regarding gender issues. Using a qualitative approach, the methodology is based on content analysis of the book "The Girl Who Loved Football" by Ilan Brenman, selected for its relevance in addressing the deconstruction of stereotypes. The research analyzes how the work promotes respect for diversity and discusses gender patterns in the school environment. The results indicate that children's literature, through narratives like that of the protagonist Ana, can serve as an effective didactic and pedagogical tool for breaking gender binarism and social stereotypes. The book shows the challenge a girl faces when entering a traditionally male space, football, and the subsequent acceptance by her peers, highlighting how childhood is a crucial period for the construction of identities. It is concluded that education, from early childhood, has the fundamental role of promoting a more egalitarian society, where children's literature stands out as a resource to foster respect, freedom and equity, forming critical citizens who are aware of diversity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectQuestões de gêneropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectGender issuespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectFootballpt_BR
dc.subjectStereotypespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLiteratura infantil e as relações de gênero: uma análise do livro "A menina que amava futebol"pt_BR
dc.title.alternativeChildren's literature and gender relations: an analysis of the book "The girl who loved football"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo investiga a contribuição da Literatura Infantil para a formação crítica e consciente das crianças em relação às questões de gênero. Utilizando uma abordagem qualitativa, a metodologia baseia-se na análise de conteúdo do livro “A menina que amava futebol”, de Ilan Brenman, selecionado por sua relevância em abordar a desconstrução de estereótipos. A pesquisa analisa como a obra favorece o respeito à diversidade e discute padrões de gênero no ambiente escolar. Os resultados indicam que a literatura infantil, por meio de narrativas como a da protagonista Ana, pode servir como uma ferramenta didático-pedagógica eficaz para romper com o binarismo de gênero e os estereótipos sociais. O livro mostra o desafio de uma menina ao adentrar um espaço tradicionalmente masculino, o futebol, e a posterior aceitação por seus pares, evidenciando como a infância é um período crucial para a construção de identidades. Conclui-se que a educação, desde a primeira infância, tem o papel fundamental de promover uma sociedade mais igualitária, onde a literatura infantil se destaca como um recurso para fomentar o respeito, à liberdade e a equidade, formando cidadãos críticos e conscientes das diversidades.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literatura infantil e as relacoes de genero - uma analise do livro A menina que amava futebol.pdf641.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.