Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17149Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Alves, Maria Dolores Fortes | - | 
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4130544132802418 | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor-co1 | Viana, Maria Aparecida Pereira | - | 
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5842179916349442 | pt_BR | 
| dc.contributor.referee1 | Viana, Maria Aparecida Pereira | - | 
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5842179916349442 | pt_BR | 
| dc.contributor.referee2 | Pereira Filho, Adalberto Duarte | - | 
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1633841046875981 | pt_BR | 
| dc.creator | Cahet, Débora Menezes de Araújo | - | 
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8236025440592730 | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-31T00:30:35Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-30 | - | 
| dc.date.available | 2025-10-31T00:30:35Z | - | 
| dc.date.issued | 2024-10-19 | - | 
| dc.identifier.citation | CAHET, Débora Menezes de Araújo; ALVES, Maria Dolores Fortes; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Formação continuada de professores e transdisciplinaridade: caminhos possíveis para uma educação inclusiva. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17149 | - | 
| dc.description.abstract | This study aims to analyze the projects of lato sensu postgraduate courses, at the specialization level, on Special and Inclusive Education in their curricular frameworks, in order to investigate whether the courses present a transdisciplinary approach to the construction of knowledge about Special and Inclusive Education. This is a qualitative research, based on document analysis, grounded in relevant authors for the study such as Alves et al. (2021), Morin (2000), Nicolescu (1999), Moraes (2007) and Mantoan (2003). The results reveal the need to rethink the process of continuing teacher education, since of the five institutions investigated in the state of Alagoas, only one proposed a course from a transdisciplinary perspective. With the results of this study, it is expected to contribute to broadening the debate on continuing teacher education from a transdisciplinary perspective, considering the discussions surrounding training aligned with the contemporary demands of Special and Inclusive Education. | pt_BR | 
| dc.language | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR | 
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.publisher.department | Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar | pt_BR | 
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR | 
| dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR | 
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR | 
| dc.subject | Continuing teacher education | pt_BR | 
| dc.subject | Transdisciplinarity | pt_BR | 
| dc.subject | Inclusive education | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR | 
| dc.title | Formação continuada de professores e transdisciplinaridade: caminhos possíveis para uma educação inclusiva | pt_BR | 
| dc.type | Especialização | pt_BR | 
| dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo analisar os projetos dos cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, sobre a Educação Especial e Inclusiva em suas matrizes curriculares, com o intuito de investigar se os cursos apresentam uma abordagem na perspectiva transdisciplinar para a construção de saberes sobre a Educação Especial e Inclusiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na análise documental, fundamentada por autores relevantes para o estudo como Alves et al. (2021), Morin (2000), Nicolescu (1999), Moraes (2007) e Mantoan (2003). Os resultados revelam a necessidade de repensar o processo de formação docente continuada, visto que das cinco instituições investigadas no estado de Alagoas, apenas uma propôs um curso na perspectiva transdisciplinar. Com o resultado deste estudo, espera-se contribuir para a ampliação do debate sobre a formação continuada de professores na perspectiva transdisciplinar, tendo em vista as discussões em torno de uma formação alinhada às demandas contemporâneas da Educação Especial e Inclusiva. | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Formacao continuada de professores e transdisciplinaridade - caminhos possiveis para uma educacao inclusiva.pdf | 983.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

