00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Maria Dolores Fortes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130544132802418pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira Filho, Adalberto Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1633841046875981pt_BR
dc.creatorCahet, Débora Menezes de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8236025440592730pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-31T00:30:35Z-
dc.date.available2025-10-30-
dc.date.available2025-10-31T00:30:35Z-
dc.date.issued2024-10-19-
dc.identifier.citationCAHET, Débora Menezes de Araújo; ALVES, Maria Dolores Fortes; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Formação continuada de professores e transdisciplinaridade: caminhos possíveis para uma educação inclusiva. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17149-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the projects of lato sensu postgraduate courses, at the specialization level, on Special and Inclusive Education in their curricular frameworks, in order to investigate whether the courses present a transdisciplinary approach to the construction of knowledge about Special and Inclusive Education. This is a qualitative research, based on document analysis, grounded in relevant authors for the study such as Alves et al. (2021), Morin (2000), Nicolescu (1999), Moraes (2007) and Mantoan (2003). The results reveal the need to rethink the process of continuing teacher education, since of the five institutions investigated in the state of Alagoas, only one proposed a course from a transdisciplinary perspective. With the results of this study, it is expected to contribute to broadening the debate on continuing teacher education from a transdisciplinary perspective, considering the discussions surrounding training aligned with the contemporary demands of Special and Inclusive Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinarpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectContinuing teacher educationpt_BR
dc.subjectTransdisciplinaritypt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores e transdisciplinaridade: caminhos possíveis para uma educação inclusivapt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar os projetos dos cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, sobre a Educação Especial e Inclusiva em suas matrizes curriculares, com o intuito de investigar se os cursos apresentam uma abordagem na perspectiva transdisciplinar para a construção de saberes sobre a Educação Especial e Inclusiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na análise documental, fundamentada por autores relevantes para o estudo como Alves et al. (2021), Morin (2000), Nicolescu (1999), Moraes (2007) e Mantoan (2003). Os resultados revelam a necessidade de repensar o processo de formação docente continuada, visto que das cinco instituições investigadas no estado de Alagoas, apenas uma propôs um curso na perspectiva transdisciplinar. Com o resultado deste estudo, espera-se contribuir para a ampliação do debate sobre a formação continuada de professores na perspectiva transdisciplinar, tendo em vista as discussões em torno de uma formação alinhada às demandas contemporâneas da Educação Especial e Inclusiva.pt_BR
Aparece nas coleções:ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formacao continuada de professores e transdisciplinaridade - caminhos possiveis para uma educacao inclusiva.pdf983.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.