Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17145Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Francisco, Deise Juliana | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3256764275787933 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Quaresma, Leila Carla | - |
| dc.contributor.referee2 | Carneiro, Jéssica do Nascimento | - |
| dc.creator | Caetano, Dayonara de Souza | - |
| dc.creator | Silva, Paulina Leite da | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4840108005502548 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9434351469207155 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T17:03:14Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-29 | - |
| dc.date.available | 2025-10-29T17:03:14Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
| dc.identifier.citation | CAETANO, Dayonara de Souza; SILVA, Paulina Leite da; FRANCISCO, Deise Juliana. As implicações do TDAH na aprendizagem escolar e as contribuições da intervenção psicopedagógica: Uma revisão narrativa de literatura. 2025. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17145 | - |
| dc.description.abstract | Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurobiological disorder characterized by inattention, impulsivity, and hyperactivity. It affects behavior, cognitive development, and social relationships and is usually identified during the school years. When adequate support is lacking, learning is compromised due to impairments in attention, working memory, and phonological skills. Traditional teaching methods have proven ineffective, highlighting the need for flexible and motivating practices. The aim of this research was to understand the role of the psychopedagogue in the literacy process of children with ADHD, with the specific objective of describing the psychopedagogue’s function in school intervention for children with the disorder and the role of the family. To achieve this, a narrative literature review was conducted using bibliographic and electronic sources from the last 15 years. Psychopedagogy can assist in the assessment and intervention of learning difficulties by considering cognitive, emotional, social, pedagogical, and organic dimensions, as well as mediating the relationship between school and family. Studies indicate that psychopedagogical intervention promotes academic and socio-emotional development, preventing school failure, anxiety, and low self-esteem. It is concluded that the academic success of these students requires non-stigmatizing diagnoses, adapted methodologies, and the integrated work of psychopedagogues, teachers, and families, fostering an inclusive environment that values the child’s potential and individuality. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | TDAH na infância | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Childhood ADHD | pt_BR |
| dc.subject | Literacy | pt_BR |
| dc.subject | Psychopedagogy | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | As implicações do TDAH na aprendizagem escolar e as contribuições da intervenção psicopedagógica: uma revisão narrativa de literatura. | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | O Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico caracterizado por desatenção, impulsividade e hiperatividade. Afeta o comportamento, o desenvolvimento cognitivo e as relações sociais, geralmente identificado na idade escolar. Quando não há suporte adequado, comprometem a aprendizagem, devido aos prejuízos na atenção, memória de trabalho e habilidades fonológicas. O ensino tradicional, mostra-se ineficaz, o que evidencia a necessidade de práticas flexíveis e motivadoras. O objetivo da pesquisa foi compreender o papel do psicopedagogo no processo de alfabetização em crianças com TDAH, tendo como objetivo específico descrever a função do psicopedagogo na intervenção escolar em crianças com o transtorno e o papel da família. Para isso, foi feito um revisão narrativa de literaturas com uso de fontes bibliográficas e eletrônicas dos últimos 15 anos. A psicopedagogia pode auxiliar na avaliação e intervenção das dificuldades de aprendizagem, considerando dimensões cognitivas, emocionais, sociais, pedagógicas e orgânicas, além de mediar a relação entre escola e família. Estudos indicam que a intervenção psicopedagógica favorece o desenvolvimento acadêmico e sócio emocional, prevenindo fracasso escolar, ansiedade e baixa autoestima. Conclui-se que o sucesso escolar desses alunos requer diagnósticos não estigmatizantes, metodologias adaptadas e a atuação integrada de psicopedagogos, professores e familiares, promovendo um ambiente inclusivo que valorize o potencial e a individualidade da criança. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| As implicacoes do TDAH na aprendizagem escolar e as contribuicoes da intervencao psicopedagogica - uma revisao narrativa de literatura.pdf | 515.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.