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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17144| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O brincar estruturado e não estruturado: reflexões e narrativas sobre duas experiências brincantes na Educação Infantil |
| Título(s) alternativo(s): | Structured and unstructured toys: reflections and narratives about two playing experiences in Early Childhood Education |
| Autor(es): | Baptista, Carolina da Silva Silva, Larissa Lays Lima da |
| Primeiro Orientador: | Silva, Andreza Fabrícia Pinheiro da |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Ana Cristina de Oliveira |
| Resumo: | A presente pesquisa trata de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A pesquisa em questão aborda as reflexões e narrativas acerca de duas experiências brincantes no contexto da Educação Infantil (EI) em instituições públicas da cidade de Maceió-AL. Nessa perspectiva, o objetivo desta monografia é refletir sobre as nossas narrativas em duas experiências formativas, cujo objeto e as ações, distintamente, dimensionaram vivências brincantes estruturadas e não estruturadas no contexto da Educação Infantil, buscando compreender as nuances dessas duas experiências, e de modo particular, como se dão as experiências brincantes e as interações infantis, em espaços estruturados e não estruturados. Após cursarem dois componentes curriculares: Atividade Curricular de Extensão 4 (ACE) e Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas surgiu o interesse de investigar sobre brincadeiras e interações das crianças no contexto da EI. Para tanto, o presente estudo responde à seguinte questão central: Como se dão as experiências brincantes e as interações infantis, em espaços estruturados e não estruturados? A pesquisa se enquadra em uma abordagem de caráter qualitativo, com enfoque na pesquisa participante por meio de narrativas e autonarrativas. Para realização desta pesquisa utilizamos os seguintes autores: Ariés (1986), Del Priore (2013), Brougère (1998), Gil (2002), Vygotsky (2008), Vygotsky (1998), Vectore e Kishimoto (2001) e os seguintes documentos normativos e publicações oficiais da EI: Direitos das Crianças de 1959, Convenção dos Direitos das Crianças de 1989, Referencial Curricular Nacional (LDBEN) de 1996, dentre outros. A pesquisa está dividido em três capítulo, o primeiro apresenta uma discussão acerca das concepções de crianças, infâncias e Educação infantil, o segundo discorre sobre as brincadeiras e interações e como são abordadas nos documentos legais, assim como ambas devem ser eixo estruturante do currículo da EI, considerando seus distintos espaços, tempos e recursos estruturados e não estruturados e por fim o terceiro capítulo apresenta as reflexões e narrativas sobre as duas experiências brincantes em espaço estruturado e não estruturado. Por sua vez, as análises indicam que proporcionar às crianças diferentes espaços, recursos, materiais e rotinas tanto estruturado quanto não estruturado, amplia e desenvolve sua capacidade de brincar e interagir com seus pares e com os adultos ao seu redor, visando seu desenvolvimento integral como um direito fundamental. |
| Abstract: | This research presents the findings of a final undergraduate thesis (TCC) developed in the Pedagogy Program at the Federal University of Alagoas (UFAL). The study explores reflections and narratives of two playful experiences in the context of Early Childhood Education (ECE) in public institutions in Maceió, Alagoas. The main objective is to reflect on personal narratives derived from two formative experiences involving structured and unstructured playful activities in ECE, with a focus on understanding the dynamics of playful experiences and child interactions in these different spaces. The research was motivated by the interest that emerged after completing two courses: Extension Curricular Activity 4 (ACE) and Supervised Internship in Early Childhood Education. The central research question addressed is: How do playful experiences and child interactions occur in structured and unstructured spaces? This qualitative study uses a participatory research approach, employing narratives and auto-narratives as research methods. Key theoretical references include Ariés (1986), Del Priore (2013), Brougère (1998), Gil (2002), Vygotsky (2008, 1998), and Vectore & Kishimoto (2001), alongside normative documents and official ECE publications such as the 1959 Declaration of the Rights of the Child, the 1989 Convention on the Rights of the Child, and the 1996 National Curriculum Guidelines (LDBEN). The thesis is divided into three chapters: the first discusses conceptions of children, childhood, and ECE; the second explores play and interaction as addressed in legal documents, emphasizing their role as foundational elements of the ECE curriculum; and the third presents reflections and narratives on the two playful experiences in both structured and unstructured spaces. The analyses indicate that offering children diverse spaces, resources, materials, and routines both structured and unstructured enhances and develops their ability to play and interact with peers and adults, promoting their holistic development as a fundamental right. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Brincadeira estruturada e não estruturada Estágio supervisionado Atividade curricular de extensão 4 - ACE 4 Early childhood education Unstructured structured play Supervised internship Curricular extension activity |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
| Citação: | BAPTISTA, Carolina da Silva. O brincar estruturado e não estruturado: reflexões e narrativas sobre duas experiências brincantes na Educação Infantil. 2025. 114 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17144 |
| Data do documento: | 3-dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
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| O brincar estruturado e não estruturado - reflexoes e narrativas sobre duas experiencias brincantes na educacao infantil.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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