00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17139
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação em ciências, gênero e sexualidade em abordagem emancipatória: uma análise das publicações do ENPEC
Autor(es): Santos, Damiana Victória Gusmão Marques dos
Primeiro Orientador: Scanavaca, Raíza Padilha
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa, Giana Raquel
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Júlio César de Oliveira
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a abordagem de gênero e sexualidade na educação básica, com foco na sexualidade emancipatória, analisando a produção acadêmica dos últimos cinco Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC). A pesquisa revisa 23 artigos sobre educação sexual, revelando lacunas significativas na formação docente e na implementação de práticas pedagógicas inclusivas. Os resultados apontam que a escassez de formação específica e de materiais didáticos adequados perpetua uma visão reducionista da sexualidade, dificultando discussões críticas em sala de aula. A análise destaca a influência de movimentos conservadores e barreiras socioculturais que limitam a adoção de uma educação sexual emancipatória. O estudo conclui que é essencial promover formação contínua para educadores e desenvolver um ambiente escolar receptivo, a fim de transformar a educação sexual em um componente fundamental da formação cidadã, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
Abstract: This Course Conclusion Paper analyzes the approach to gender and sexuality in basic education, with a focus on emancipatory sexuality, analyzing the academic production of the last five National Research Meetings in Science Teaching (ENPEC). The research reviews 23 articles on sexual education, revealing significant gaps in teacher training and the implementation of inclusive pedagogical practices. The results indicate that the lack of specific training and adequate teaching perpetuates a reductionist view of sexuality, making critical discussions in the classroom difficult. The analysis highlights the influence of conservative movements and sociocultural barriers that limit the adoption of emancipatory sexual education. The study concludes that it is essential to promote continuous training for educators and develop a receptive school environment, in order to transform sexual education into a fundamental component of citizenship training, contributing to a more just and egalitarian society.materials
Palavras-chave: Gênero
Sexualidade
Educação sexual emancipatória
Educação básica
Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC)
Gender
Sexuality
Emancipatory sexual education
Basic education
National Meetings on Research in Science Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: SANTOS, Damiana Victória Gusmão Marques dos. Educação em ciências, gênero e sexualidade em abordagem emancipatória: uma análise das publicações do ENPEC. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17139
Data do documento: 4-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.