Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17139| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Educação em ciências, gênero e sexualidade em abordagem emancipatória: uma análise das publicações do ENPEC |
| Autor(es): | Santos, Damiana Victória Gusmão Marques dos |
| Primeiro Orientador: | Scanavaca, Raíza Padilha |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Rosa, Giana Raquel |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Júlio César de Oliveira |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a abordagem de gênero e sexualidade na educação básica, com foco na sexualidade emancipatória, analisando a produção acadêmica dos últimos cinco Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC). A pesquisa revisa 23 artigos sobre educação sexual, revelando lacunas significativas na formação docente e na implementação de práticas pedagógicas inclusivas. Os resultados apontam que a escassez de formação específica e de materiais didáticos adequados perpetua uma visão reducionista da sexualidade, dificultando discussões críticas em sala de aula. A análise destaca a influência de movimentos conservadores e barreiras socioculturais que limitam a adoção de uma educação sexual emancipatória. O estudo conclui que é essencial promover formação contínua para educadores e desenvolver um ambiente escolar receptivo, a fim de transformar a educação sexual em um componente fundamental da formação cidadã, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. |
| Abstract: | This Course Conclusion Paper analyzes the approach to gender and sexuality in basic education, with a focus on emancipatory sexuality, analyzing the academic production of the last five National Research Meetings in Science Teaching (ENPEC). The research reviews 23 articles on sexual education, revealing significant gaps in teacher training and the implementation of inclusive pedagogical practices. The results indicate that the lack of specific training and adequate teaching perpetuates a reductionist view of sexuality, making critical discussions in the classroom difficult. The analysis highlights the influence of conservative movements and sociocultural barriers that limit the adoption of emancipatory sexual education. The study concludes that it is essential to promote continuous training for educators and develop a receptive school environment, in order to transform sexual education into a fundamental component of citizenship training, contributing to a more just and egalitarian society.materials |
| Palavras-chave: | Gênero Sexualidade Educação sexual emancipatória Educação básica Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) Gender Sexuality Emancipatory sexual education Basic education National Meetings on Research in Science Education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
| Citação: | SANTOS, Damiana Victória Gusmão Marques dos. Educação em ciências, gênero e sexualidade em abordagem emancipatória: uma análise das publicações do ENPEC. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17139 |
| Data do documento: | 4-nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Educação em ciências, gênero e sexualidade em abordagem emancipatória: uma análise das publicações do ENPEC.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.