00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Scanavaca, Raíza Padilha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8572636569392034pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Giana Raquel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1306515457823044pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Júlio César de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2773509447582696pt_BR
dc.creatorSantos, Damiana Victória Gusmão Marques dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5302963054897289pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-28T17:16:59Z-
dc.date.available2025-10-27-
dc.date.available2025-10-28T17:16:59Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Damiana Victória Gusmão Marques dos. Educação em ciências, gênero e sexualidade em abordagem emancipatória: uma análise das publicações do ENPEC. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17139-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper analyzes the approach to gender and sexuality in basic education, with a focus on emancipatory sexuality, analyzing the academic production of the last five National Research Meetings in Science Teaching (ENPEC). The research reviews 23 articles on sexual education, revealing significant gaps in teacher training and the implementation of inclusive pedagogical practices. The results indicate that the lack of specific training and adequate teaching perpetuates a reductionist view of sexuality, making critical discussions in the classroom difficult. The analysis highlights the influence of conservative movements and sociocultural barriers that limit the adoption of emancipatory sexual education. The study concludes that it is essential to promote continuous training for educators and develop a receptive school environment, in order to transform sexual education into a fundamental component of citizenship training, contributing to a more just and egalitarian society.materialspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação sexual emancipatóriapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEncontros Nacionais de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC)pt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectEmancipatory sexual educationpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectNational Meetings on Research in Science Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleEducação em ciências, gênero e sexualidade em abordagem emancipatória: uma análise das publicações do ENPECpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa a abordagem de gênero e sexualidade na educação básica, com foco na sexualidade emancipatória, analisando a produção acadêmica dos últimos cinco Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC). A pesquisa revisa 23 artigos sobre educação sexual, revelando lacunas significativas na formação docente e na implementação de práticas pedagógicas inclusivas. Os resultados apontam que a escassez de formação específica e de materiais didáticos adequados perpetua uma visão reducionista da sexualidade, dificultando discussões críticas em sala de aula. A análise destaca a influência de movimentos conservadores e barreiras socioculturais que limitam a adoção de uma educação sexual emancipatória. O estudo conclui que é essencial promover formação contínua para educadores e desenvolver um ambiente escolar receptivo, a fim de transformar a educação sexual em um componente fundamental da formação cidadã, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.