00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17103
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A escolarização de mulheres negras: o perfil socioeconômico e educacional das estudantes cotistas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas
Autor(es): Silva, Erichelly Gonçalves da
Primeiro Orientador: Santos, Ivanildo Gomes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Gaudêncio, Jordânia de Araújo Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luiza Cristina Silva
Resumo: Em um país marcado por séculos de escravização, com fortes delimitações de gênero, que caminhou a passos lentos para garantir direitos à população discriminada, acometeu inúmeras gerações de mulheres negras a negação de direitos. É a partir da democratização da educação básica e a adoção de políticas afirmativas, fruto da luta do Movimento Negro, que surge a possibilidade de ascensão social das mulheres negras. É nesse cenário que a presente pesquisa se justifica como importante, tendo o objetivo de identificar as conquistas e encalços que acometeram a vida escolar das estudantes desde a educação básica até a entrada na universidade, detectar as suas referências coletivas e seus aliados táticos na tentativa de acessar o ensino superior e descobrir a importância atribuída pelas estudantes à educação formal e o que a universidade representa nas suas vidas. Afim de alcançar o propósito pretendido, foram contactadas 20 estudantes cotistas ingressantes no período de 2019.1 a 2023.2, nos três turnos do curso de Pedagogia Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas. Utilizamos duas abordagens de busca e acesso às estudantes, na primeira, procuramos o nome das estudantes cotistas na lista dos aprovados no SISU 1 , na lista dos aprovados da banca de heteroidentificação e na lista de convocados para composição de turmas, divulgados pela COPEVE 2 , para depois as buscarmos nas suas respectivas turmas. A segunda abordagem aconteceu de modo online, onde divulgamos a pesquisa via redes sociais junto com o link para o questionário da pesquisa no Google docs. Este trabalho trata- se de uma pesquisa qualitativa de interpretações acerca da trajetória das estudantes, por isso, a hermenêutica foi escolhida como o método norteador da pesquisa. Como instrumento de estudo optou-se por um questionário semiestruturado com 33 perguntas. Para contribuir com a argumentação foram selecionados os seguintes autores: Beltrão e Alvez (2009); Chalhoub (2023); Oliveira (2019; Collins (2019) e Collins e Bilge (2021); Bernardino (2002); Ferreira (2019); Marcinik e Matos (2017); Feres Júnior et. al. (2018); Silvério (2007); Munanga (2007); Oliva (2020); Lima et. al. (2023). A obras citadas permitiram construir uma discussão sobre a mulher negra e a sua mobilidade na sociedade fundamentando a discussão dos levantamentos. Em síntese, os resultados obtidos apontam que as estudantes reconhecem a educação formal como algo necessário para o desenvolvimento humano e a preparação para o trabalho, sendo o acesso ensino superior uma oportunidade de elevação socioeconômica. É nessa perspectiva que as estudantes utilizaram como táticas a gerência de múltiplas funções desempenhadas por elas, mesmo que cansativas, em prol de algo maior; empoderando-se e fazendo a ocupação gradativa da universidade, percebendo-o como seu; e fazendo do objetivo de acessar o ensino superior algo coletivo, causando uma mobilização comunitária em torno disso, onde seus principais aliados foram a família, a escola, a comunidade e a religião.
Abstract: In a country marked by centuries of enslavement, with strong gender delimitations, which moved slowly to guarantee rights to the discriminated population, countless generations of black women were denied rights. It is from the democratization of basic education and the adoption of affirmative policies, the result of the struggle of the Black Movement, that the possibility of social ascension of black women arises. It is in this scenario that the present research is justified as important, with the objective of identifying the achievements and chases that affected the school life of students from basic education to entering university, to detect their collective references and their tactical allies in the attempt to access higher education and to discover the importance attributed by students to formal education and what the university represents in their lives. In order to achieve the intended purpose, 20 quotas students entering the period from 2019.1 to 2023.2 were contacted, in the three shifts of the Pedagogy course Campus A.C. Simões at the Federal University of Alagoas. We used two approaches to search and access the students, in the first, we looked for the name of the quota students on the list of those approved in SISU1, on the list of those approved by the hetero-identification board and on the list of those called for class composition, released by COPEVE2, and then we searched for them in their respective classes. The second approach took place online, where we publicized the survey via social networks along with the link to the survey questionnaire on Google docs. This work is a qualitative research of interpretations about the trajectory of the students, therefore, hermeneutics was chosen as the guiding method of the research. As a study instrument, a semi-structured questionnaire with 33 questions was chosen. To contribute to the argumentation, the following authors were selected: Beltrão and Alvez (2009); Chalhoub (2023); Oliveira (2019; Collins (2019) and Collins and Bilge (2021); Bernardino (2002); Ferreira (2019); Marcinik and Matos (2017); Feres Júnior et. al. (2018); Silvério (2007); Munanga (2007); Oliva (2020); Lima et. al. (2023). The works cited allowed the construction of a discussion about black women and their mobility in society, supporting the discussion of the surveys. In summary, the results obtained indicate that the students recognize formal education as something necessary for human development and preparation for work, and access to higher education is an opportunity for socioeconomic elevation. It is from this perspective that the students used as tactics the management of multiple functions performed by them, even if tiring, in favor of something bigger; empowering themselves and gradually occupying the university, perceiving it as their own; and making the objective of accessing higher education something collective, causing a community mobilization around it, where its main allies were the family, the school, the community and religion.
Palavras-chave: Estudantes negras
Ações afirmativas
Cotas raciais
Ensino superior
Universidade Federal de Alagoas
Black students
Affirmative action
Racial quotas
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Erichelly Gonçalves da. A escolarização de mulheres negras: o perfil socioeconômico e educacional das estudantes cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. 2025. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17103
Data do documento: 14-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.