00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17057
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação física escolar: esportes adaptados para a inclusão de alunos com deficiência
Título(s) alternativo(s): School physical education: sports adapted for the inclusion of students with disabilities
Autor(es): Santos, Vanessa Higino dos
Primeiro Orientador: Santos, Soraya Dayanna Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Márcio José Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee1: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Silvan Menezes dos
Resumo: Introdução: A inclusão de alunos com deficiência em esportes adaptados não só beneficia o desenvolvimento físico, mas também promove a conscientização, a aceitação da diversidade e a quebra de estigmas. Isso contribui para criar um ambiente escolar mais inclusivo, equitativo e diversificado, onde há necessidade de adaptações nas práticas pedagógicas de professores, visando propiciar ao estudante com deficiência, reais chances de aprendizado e desenvolvimento na escola. Objetivo: Promover ações práticas de esportes adaptados nas aulas de Educação Física de uma escola da rede Municipal de Ensino da cidade de Feira Grande/AL. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, direcionado a professores de Educação Física da cidade de Feira Grande/AL e estudantes da turma do 7º ano “A” do Ensino Fundamental II. Como instrumento para produção dos dados, empregamos a entrevista semiestruturada, além de ação colaborativa com a professora de Educação Física no trabalho de investigação. Para análise de dados utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Este estudo contribuiu para a promoção da inclusão dos estudantes com deficiência, através dos esportes adaptados e do aprendizado na disciplina de Educação Física, com participação ativa para aquisição de habilidades físicas e sociais. Consideração final: Essa experiência evidencia a importância de proporcionar aos professores a adaptar metodologias para que todos os estudantes possam participar das atividades escolares, independentemente de suas limitações. Sendo assim, os esportes adaptados se revelam, assim, como uma poderosa ferramenta de inclusão, ajudando a construir um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, que valorize a diversidade e contribua para a formação de forma mais justa e igualitária.
Abstract: Introduction: The inclusion of students with disabilities in adapted sports not only benefits physical development, but also promotes awareness, acceptance of diversity and breaking down stigmas. This contributes to creating a more inclusive, equitable and diverse school environment, where there is a need for adaptations in teachers' pedagogical practices, aiming to provide students with disabilities with real opportunities for learning and development at school. Objective: Promote practical adapted sports actions in Physical Education classes at a school in the Municipal Education network in the city of Feira Grande/AL. Methodology: This is a qualitative study, aimed at Physical Education teachers in the city of Feira Grande/AL and students in the 7th year “A” class of Elementary School II. As an instrument for data production, we used a semi-structured interview, in addition to collaborative action with the Physical Education teacher in the research work. Results: It is expected, therefore, that this study can contribute to promoting the inclusion of students with disabilities, through adapted sports and learning in the Physical Education discipline, with active participation in the acquisition of physical and social skills. Final consideration: This experience highlights the importance of enabling teachers to adapt methodologies so that all students can participate in school activities, regardless of their limitations. Therefore, adapted sports prove to be a powerful inclusion tool, helping to build a more inclusive and welcoming school environment, which values diversity and contributes to training in a more fair and egalitarian way.
Palavras-chave: Educação física escolar
Educação inclusiva
Educação especial
Estudantes com deficiência
Esporte adaptado
School physical education
Inclusive education
Special education
Students with disabilities
Adapted sport
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: SANTOS, Vanessa Higino dos. Educação física escolar: esportes adaptados para a inclusão de alunos com deficiência. 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17057
Data do documento: 21-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação física escolar: esportes adaptados para a inclusão de alunos com deficiência.pdfEducação física escolar: esportes adaptados para a inclusão de alunos com deficiência2.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.