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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17041
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação da aptidão física na escola: diagnóstico de saúde e desempenho em jovens engajados em atividades físicas estruturadas apenas nas aulas de Educação Física escolar |
Autor(es): | Balbino, Ana Beatriz da Silva |
Primeiro Orientador: | Sousa, Filipe Antônio de Barros |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Natália de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Silvan Menezes dos |
Resumo: | Um dos papéis da Educação Física na escola é desenvolver para os alunos hábitos com efeito benéfico para a saúde. O estudo buscou identificar como a prática de atividade física estruturada apenas no ambiente escolar, com frequência semanal estipulada pelas secretarias de Educação afeta a aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho físico dos alunos, utilizando a bateria de testes PROESP-Br. A amostra incluiu 24 alunos (16 meninos e 8 meninas), de 11 a 14 anos, de uma escola pública em Maceió - AL, avaliados durante as aulas de Educação Física. O teste consistiu em medições antropométricas, IMC, flexibilidade, resistência abdominal, potência dos membros superiores e inferiores, velocidade, agilidade e aptidão cardiorrespiratória. Foram analisados valores máximos, mínimos, média e desvio padrão dos dados, além de frequência percentual para categorizar os alunos em Zona de Risco e Zona Saudável, e nas classes de Fraco a Excelente, conforme o PROESP-Br. A análise utilizou o teste qui-quadrado para verificar diferenças entre os sexos biológicos, com nível de significância (p≤0,05). Os resultados mostraram que nem todos os testes apresentaram resultados positivos, e foram observadas diferenças significativas entre os sexos em critérios de saúde, exceto em desempenho. Na área das normas de critério à saúde a maioria dos alunos atingiu o critério desejável em IMC, RCE, em teste de Medicineball e no teste de Flexibilidade. Já em termos de desempenho, houve baixa aptidão em alguns alunos nos testes de agilidade (quadrado), velocidade (corrida de 20 metros) e aptidão cardiorrespiratória (corrida/caminhada de 6 min). Diante disso, concluímos que a prática de atividade física estruturada com frequência de 1 a 2 vezes na semana pode ser insuficiente para uma aptidão física satisfatória. Uma possível solução é o aumento da frequência de aulas de educação física na escola. |
Abstract: | One of the roles of Physical Education in schools is to develop habits that have a beneficial effect on students' health. The study sought to identify how the practice of structured physical activity only in the school environment, with weekly frequency stipulated by the Education Departments, affects students' health-related physical fitness and physical performance, using the PROESP-Br test battery. The sample included 24 students (16 boys and 8 girls), aged 11 to 14, from a public school in Maceió - AL, who were assessed during Physical Education classes. The test consisted of anthropometric measurements, BMI, flexibility, abdominal resistance, upper and lower limb power, speed, agility and cardiorespiratory fitness. Maximum, minimum, mean and standard deviation values of the data were analyzed, in addition to the percentage frequency to categorize students into Risk Zone and Healthy Zone, and into the classes from Poor to Excellent, according to PROESP-Br. The analysis used the chi-square test to verify differences between biological sexes, with a significance level of (p≤0.05). The results showed that not all tests presented positive results, and significant differences were observed between sexes in health criteria, except in performance. In the area of health criteria standards, most students reached the desired criteria in BMI, WHR, Medicineball test and Flexibility test. In terms of performance, there was low fitness in some students in the agility (square), speed (20- meter run) and cardiorespiratory fitness (6-min run/walk) tests. In view of this, we conclude that the practice of structured physical activity with a frequency of 1 to 2 times a week may be insufficient for satisfactory physical fitness. A possible solution is to increase the frequency of physical education classes at school. |
Palavras-chave: | Projeto Esporte Brasil Exercício físico Aptidão física Educação física Brazil Sport Project Physical activity Physical fitness Physical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | BALBINO, Ana Beatriz da Silva. Avaliação da aptidão física na escola: diagnóstico de saúde e desempenho em jovens engajados em atividades físicas estruturadas apenas nas aulas de Educação Física escolar. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17041 |
Data do documento: | 21-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
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