00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sousa, Filipe Antônio de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7969290440714237pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Natália de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0390839043168084pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Silvan Menezes dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2939008930884704pt_BR
dc.creatorBalbino, Ana Beatriz da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6009799752045096pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-09T14:12:28Z-
dc.date.available2025-10-02-
dc.date.available2025-10-09T14:12:28Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationBALBINO, Ana Beatriz da Silva. Avaliação da aptidão física na escola: diagnóstico de saúde e desempenho em jovens engajados em atividades físicas estruturadas apenas nas aulas de Educação Física escolar. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17041-
dc.description.abstractOne of the roles of Physical Education in schools is to develop habits that have a beneficial effect on students' health. The study sought to identify how the practice of structured physical activity only in the school environment, with weekly frequency stipulated by the Education Departments, affects students' health-related physical fitness and physical performance, using the PROESP-Br test battery. The sample included 24 students (16 boys and 8 girls), aged 11 to 14, from a public school in Maceió - AL, who were assessed during Physical Education classes. The test consisted of anthropometric measurements, BMI, flexibility, abdominal resistance, upper and lower limb power, speed, agility and cardiorespiratory fitness. Maximum, minimum, mean and standard deviation values of the data were analyzed, in addition to the percentage frequency to categorize students into Risk Zone and Healthy Zone, and into the classes from Poor to Excellent, according to PROESP-Br. The analysis used the chi-square test to verify differences between biological sexes, with a significance level of (p≤0.05). The results showed that not all tests presented positive results, and significant differences were observed between sexes in health criteria, except in performance. In the area of health criteria standards, most students reached the desired criteria in BMI, WHR, Medicineball test and Flexibility test. In terms of performance, there was low fitness in some students in the agility (square), speed (20- meter run) and cardiorespiratory fitness (6-min run/walk) tests. In view of this, we conclude that the practice of structured physical activity with a frequency of 1 to 2 times a week may be insufficient for satisfactory physical fitness. A possible solution is to increase the frequency of physical education classes at school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto Esporte Brasilpt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectBrazil Sport Projectpt_BR
dc.subjectPhysical activitypt_BR
dc.subjectPhysical fitnesspt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleAvaliação da aptidão física na escola: diagnóstico de saúde e desempenho em jovens engajados em atividades físicas estruturadas apenas nas aulas de Educação Física escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoUm dos papéis da Educação Física na escola é desenvolver para os alunos hábitos com efeito benéfico para a saúde. O estudo buscou identificar como a prática de atividade física estruturada apenas no ambiente escolar, com frequência semanal estipulada pelas secretarias de Educação afeta a aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho físico dos alunos, utilizando a bateria de testes PROESP-Br. A amostra incluiu 24 alunos (16 meninos e 8 meninas), de 11 a 14 anos, de uma escola pública em Maceió - AL, avaliados durante as aulas de Educação Física. O teste consistiu em medições antropométricas, IMC, flexibilidade, resistência abdominal, potência dos membros superiores e inferiores, velocidade, agilidade e aptidão cardiorrespiratória. Foram analisados valores máximos, mínimos, média e desvio padrão dos dados, além de frequência percentual para categorizar os alunos em Zona de Risco e Zona Saudável, e nas classes de Fraco a Excelente, conforme o PROESP-Br. A análise utilizou o teste qui-quadrado para verificar diferenças entre os sexos biológicos, com nível de significância (p≤0,05). Os resultados mostraram que nem todos os testes apresentaram resultados positivos, e foram observadas diferenças significativas entre os sexos em critérios de saúde, exceto em desempenho. Na área das normas de critério à saúde a maioria dos alunos atingiu o critério desejável em IMC, RCE, em teste de Medicineball e no teste de Flexibilidade. Já em termos de desempenho, houve baixa aptidão em alguns alunos nos testes de agilidade (quadrado), velocidade (corrida de 20 metros) e aptidão cardiorrespiratória (corrida/caminhada de 6 min). Diante disso, concluímos que a prática de atividade física estruturada com frequência de 1 a 2 vezes na semana pode ser insuficiente para uma aptidão física satisfatória. Uma possível solução é o aumento da frequência de aulas de educação física na escola.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da aptidão física na escola: diagnóstico de saúde e desempenho em jovens engajados em atividades físicas estruturadas apenas nas aulas de Educação Física escolar.pdfAvaliação da Aptidão Física na escola: diagnóstico de saúde e desempenho em jovens engajados em atividades físicas estruturadas apenas nas aulas de Educação Física escolar1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.