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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17016
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A intensificação do trabalho docente e suas repercussões na saúde mental dos professores: condições de trabalho, sofrimento psíquico e a desvalorização da profissão |
Autor(es): | Nascimento, Jacione dos Santos Silva, Lara Janaina Nascimento |
Primeiro Orientador: | Figueiredo, Pedro Paulo Viana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira Filho, Adalberto Duarte |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Valci Melo Silva dos |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a temática de saúde mental dentro do contexto educacional, analisando os principais fatores que causam o mal-estar docente e o afastamento. Com base em uma revisão de literatura contemporânea, é possível explorar a naturalização do sofrimento físico e mental associado à condição de ser professor; tal qual a ideia de Viegas (2022), que problematiza a sobrecarga de trabalho e a falta de reconhecimento profissional. A partir de estudos sobre as literaturas de Arbex, Mendonça e Souza (2013), buscamos evidenciar as dificuldades que os/as educadores/as enfrentam em suas relações interpessoais considerando o impacto de sua vida profissional, já que essas consequências ultrapassam a esfera de trabalho, afetando diretamente sua vida cotidiana, prejudicando e comprometendo suas relações. Além disso, foi possível constatar que a incidência de afastamentos por motivo de doenças é superior entre professores/as em comparação a outras categorias profissionais, conforme estudo que aponta níveis elevados de sofrimento mental. Por exemplo, em um estudo com 2.181 trabalhadores, 116 docentes apresentaram afastamentos por motivos de saúde mental, totalizando 246 afastamentos entre 2012 e 2016. Essa situação está relacionada às condições de trabalho, pressão psicológica por resultados, acúmulo de funções e à desvalorização da profissão. Dessa forma, é essencial a implementação de políticas públicas que garantam melhores condições de trabalho e que viabilizem o suporte adequado para os profissionais da educação, assegurando a preservação de sua saúde mental e qualidade de vida. |
Abstract: | This article aims to discuss the topic of mental health within the educational context, analyzing the main factors that cause teacher distress and absence. Based on a review of contemporary literature, we explore the naturalization of physical and mental suffering associated with being a teacher, similar to Viegas's (2022) approach, which problematizes work overload and lack of professional recognition. Based on studies of the literature by Arbex, Mendonça and Souza (2013), we seek to highlight the difficulties educators face in their interpersonal relationships, considering the impact on their professional lives. These consequences extend beyond the work sphere directly affecting their daily lives, harming and compromising their relationships. Furthermore, we found that the incidence of absences due to illness is higher among teachers compared to other professional categories, according to a study that points to high levels of mental distress. For example, in a study of 2,181 workers, 116 teachers were absent due to mental health issues, totaling 246 absences between 2012 and 2016. This situation is related to working conditions, psychological pressure to achieve results, the accumulation of responsibilities, and the devaluation of the profession. Therefore, it is essential to implement public policies that guarantee better working conditions and provide adequate support for education professionals, ensuring the preservation of their mental health and quality of life. |
Palavras-chave: | Saúde mental Sofrimento psíquico Mal-estar docente Adoecimento docente Bournout Mental health Psychological distress Teacher discomfort Teacher illness |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | NASCIMENTO, Jacione dos Santos; SILVA, Lara Janaina Nascimento; FIGUEIREDO, Pedro Paulo Viana. A intensificação do trabalho docente e suas repercussões na saúde mental dos professores: condições de trabalho, sofrimento psíquico e a desvalorização da profissão. 2025. 20f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17016 |
Data do documento: | 20-ago-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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A intensificacao do trabalho docente e suas repercussoes na saude mental dos professores - condicoes de trabalho - sofrimento psiquico e a desvalorizacao da profissao.pdf | 317.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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