00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) – Bacharelado – JORNALISMO – ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Vitor José Braga Mota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5116911792600055pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169740241773273pt_BR
dc.contributor.referee2Schmitz, Daniela Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8630871500584373pt_BR
dc.creatorFrancelino, Evandro Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5677025606312020pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-24T14:32:41Z-
dc.date.available2025-09-23-
dc.date.available2025-09-24T14:32:41Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationFRANCELINO, Evandro Souza. Moda, comunicação e crises: a Balenciaga e o impacto da comunicação viral nas relações de consumo. 2025. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16985-
dc.description.abstractThis research presents a case study on the viral communication practices used by the luxury brand Balenciaga in its advertising campaigns, focusing on how digital communication has transformed the relationships between brands and consumers in the current context. The objective is to analyze how Balenciaga uses social media to generate engagement and repercussion, exploring viral marketing strategies, as well as the positive and negative impacts of this approach. To this end, we used the case study method (YIN, 2010), with content analysis of specific brand campaigns, such as “Paris Sneaker” (2022), “Gift Shop” (2022) and the “Spring/Summer 2023” collection, which generated publicity on social media and an image crisis. The literature review on viral communication is supported by authors such as Torres (2009), Mendes Júnior and Lopes (2013), Recuero (2009) and Okada and Souza (2011), who discuss the impacts of digital media on marketing strategies and the construction of brand identity. The research also addresses the concept of crisis management, based on authors such as Machado (2022) and Shinyashiki et al (2007), to understand how Balenciaga dealt with the negative repercussions of its campaigns. The study of the brand's campaigns reveals how provocation and innovation have been fundamental in making Balenciaga stand out in the global fashion market, generating, at the same time, a deeper connection with its consumers and placing the brand at the center of the debate on fashion and society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Jornalismo - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBalenciaga (Empresa)pt_BR
dc.subjectComunicação viralpt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectGerenciamento de crisept_BR
dc.subjectBalenciaga (Brand)pt_BR
dc.subjectViral communicationpt_BR
dc.subjectDigital marketingpt_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectCrisis managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.titleModa, comunicação e crises: a Balenciaga e o impacto da comunicação viral nas relações de consumopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um estudo de caso sobre as práticas de comunicação viral utilizadas pela marca de luxo Balenciaga nas suas campanhas publicitárias, com foco em como a comunicação digital tem transformado as relações entre marcas e consumidores no contexto atual. O objetivo é analisar como a Balenciaga utiliza as mídias sociais para gerar engajamento e repercussão, explorando estratégias de marketing viral, bem como os impactos positivos e negativos dessa abordagem. Para isso, utilizamos o método estudo de caso (YIN, 2010), com análise de conteúdo de campanhas específicas da marca, como a do “Paris Sneaker” (2022), “Gift Shop” (2022) e da coleção “Primavera/Verão 2023”, que geraram discussões nas redes sociais e uma crise de imagem. A revisão bibliográfica sobre comunicação viral é sustentada por autores como Torres (2009), Mendes Júnior e Lopes (2013), Recuero (2009) e Okada e Souza (2011), que discutem os impactos das mídias digitais nas estratégias de marketing e na construção de identidade das marcas. A pesquisa também aborda o conceito de gerenciamento de crise, com base em autores como Machado (2022) e Shinyashiki et al (2007), para entender como a Balenciaga lidou com as repercussões negativas de suas campanhas. O estudo das campanhas da marca revela como a provocação e a inovação têm sido fundamentais para destacar a Balenciaga no mercado global de moda, gerando, ao mesmo tempo, uma conexão mais profunda com seus consumidores e colocando a marca no centro do debate sobre moda e sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) – Bacharelado – JORNALISMO – ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moda, comunicação e crises: a Balenciaga e o impacto da comunicação viral nas relações de consumo.pdfModa, comunicação e crises: a Balenciaga e o impacto da comunicação viral nas relações de consumo4.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.