00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Angélica da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9860576086717875pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Radjalma da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2297667060654840pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Edineide dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0149828546683161pt_BR
dc.creatorSilva, Edvânia Maria da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938176638544859pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T20:35:02Z-
dc.date.available2025-09-19-
dc.date.available2025-09-22T20:35:02Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.identifier.citationSILVA, Edvânia Maria da. O Ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua (L2) para a comunidade surda na Política Nacional de Educação Especial (PNEE) 2020: reflexões sobre o discurso do “direito de optar” frente à ausência discursiva do “garantir” a educação especial e inclusiva na PNEE. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - LIBRAS) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16971-
dc.description.abstractThis research originates from the completion of the course work of Letras Libras, which brings as its problematic the discussion of teaching Portuguese as a second language for deaf people within the National Policy of Special Education PNEE (2020). In this study, the general objective was to analyze the discussions around the teaching of Portuguese as a second language for the deaf community in the PNEE 2020, and as specific objectives we sought to: a) Identify the concept(s) of teaching of Portuguese as a second language for the deaf in the PNEE 2020; b) Identify the guidelines contained in the PNEE 2020 for implementing the teaching of Portuguese as a second language for the deaf; and c) Establish a dialogue between the conceptions and guidelines for teaching of Portuguese as a second language for the deaf in the PNEE 2020 and the theorization of the bilingual approach. For this, the methodology used was documentary research from the theoretical and methodological foundation of Discourse Analysis the (ORLANDI, 2010), (MAINGUENEAU, 2004), (MOITA LOPES, 2002). As a theoretical contribution we used as references Glat and Fernandes (2005), Mantoan (2005), the PNEE (2020) to address the idea of special and inclusive education, we anchored in the authors Calixto; Ribeiro; Ribeiro (2019), Fernandes (2003), Grannier (2007) to work on the teaching of Portuguese Language as L2 with the main results. In summary, we perceive in PNEE (2020) a discourse that reinforces bilingual education as an option and not as a policy as a right to be guaranteed. In view of the above, in the final considerations we reflect that even though we have developed political and legal documents, it is necessary to advance in the guarantee of rights, because the gaps in education are still very visible.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Libras) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectSurdos - Brasil - Educação bilínguept_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectDeaf - Brazil - Bilingual Educationpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO ensino da língua portuguesa (LP) como segunda língua (L2) para a comunidade surda na Política Nacional de Educação Especial (PNEE) 2020 : reflexões sobre o discurso do “direito de optar” frente à ausência discursiva do “garantir” a educação especial e inclusiva na PNEEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa origina-se do trabalho de conclusão de curso do Letras Libras, que traz como problemática a discussão do ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos dentro da política Nacional de Educação Especial PNEE (2020). Nesse estudo, o objetivo geral consistiu em analisar as discussões em torno do ensino da LP como L2 para a comunidade surda na PNEE 2020, e como objetivos específicos buscamos: a) Identificar a(s) concepção(ões) de ensino de LP como L2 para surdos presente na PNEE 2020; b) Identificar as orientações constantes na PNEE 2020 para implementação do ensino de LP como L2 para surdos; e c) Estabelecer um diálogo entre as concepções e as orientações do ensino de LP como L2 para surdos na PNEE 2020 e a teorização da abordagem bilíngue. Para isso, foi utilizada como metodologia a pesquisa documental a partir do embasamento teórico-metodológico da Análise do Discurso de (ORLANDI, 2010), (MAINGUENEAU, 2004), (MOITA LOPES, 2002). Enquanto aporte teórico utilizamos como referências Glat e Fernandes (2005), Mantoan (2005), a PNEE (2020) para tratar a ideia de educação especial e inclusiva, nos ancoramos nos autores Calixto; Ribeiro; Ribeiro (2019), Fernandes (2003), Grannier (2007) para trabalhar o ensino de Língua Portuguesa como L2 com os principais resultados. Em síntese, percebemos na PNEE (2020) um discurso que reforça a educação bilíngue como opção e não como uma política como um direito a ser garantido. Diante do exposto, nas considerações finais refletimos que por mais que tenham documentos políticos e legais desenvolvido, faz-se necessário avançar na garantia de direitos, pois as lacunas na formação ainda são bem visíveis.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.