Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16967
Tipo: | Dissertação |
Título: | Discursos envolventes e responsividade ativa no ensino e aprendizagem da língua brasileira de sinais no ensino superior |
Título(s) alternativo(s): | Engaging discourses and active responsiveness in the teaching and learning of Brazilian Sign Language in higher education |
Autor(es): | Melo, Denise Maria dos Santos |
Primeiro Orientador: | Maior, Rita de Cássia Souto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Juscelino Francisco do |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Eliane Vitorino de Moura |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pires, Edna Misseno |
Resumo: | Visando a atender às especificidades linguísticas, metodológicas e culturais dos sujeitos surdos no espaço de ensino/aprendizagem escolar atualmente, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tornou se disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores (Brasil, 2002). Desse modo, neste trabalho, temos, como objetivo geral, refletir sobre o ensino e aprendizagem da Libras como disciplina curricular obrigatória e suas implicações e, como objetivos específicos, descrever os possíveis Discursos Envolventes (Souto Maior, 2009, 2013, 2023), compreender os possíveis fatores que influenciam na formação desses Discursos Envolventes; analisar a Responsividade Ativa (Bakhtin, 2011) dos estudantes na produção dos Discursos Envolventes e identificar as possíveis implicações de tais discursos para a futura prática profissional desses estudantes com sujeitos surdos em sala de aula. Essa pesquisa foi realizada com alunos ouvintes do curso de licenciatura em Letras/Português da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/campus Arapiraca). Para isso, propomos um estudo de abordagem qualitativa (Flick, 2009; André, 2005; Lüdke; André, 2022), de cunho etnográfico (Paiva, 2019), cujos métodos e instrumentos de construção de dados foram: observação de campo, produção de diários de campo, a seleção e cotejo da produção de textos escritos no início e no final do semestre de 2023.2 da disciplina de Libras do curso de Letras/Português. Estamos inseridas no campo de estudos da Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2006), da LA Implicada (Souto Maior, 2022) e da análise discursiva bakhtiniana, compreendendo que a língua é dialógica (Bakhtin; Volóchinov, 2014) e que o ensino de Libras precisa ser um ensino crítico e implicado. Especificamente sobre a Libras e o ensino da Libras, centramo-nos nas reflexões de Pires (2018), Pires e Santos (2020), Quadros (2004, 2015, 2019, 2022) e Gesser (2006, 2009, 2008, 2019), dentre outros autores que pesquisam as temáticas. Nas análises, observamos um loop discursivo de Discursos Envolventes, a responsividade ativa expressiva pela mudança de perspectiva quanto ao ensino de Libras e o deslocamento de sentidos e de engajamento quanto à concepção da língua como parte das práticas culturais da comunidade. Entendemos que existe a possibilidade da quebra com o deslocamento para o fim desses loops por meio de um replanejamento que focalize mais a necessidade de reconfigurar discursos para o ensino dessa língua nas disciplinas de Libras ofertada pelas UFs, bem como os professores de Libras necessitam ter uma perspectiva reflexiva para, de certo modo, ter uma prática reflexiva metodológica para a quebra dos loops discursivos, reconfigurando sua metodologia para o ensino mais crítico de Libras. |
Abstract: | In order to meet the linguistic, methodological and cultural specificities of deaf individuals in current school teaching/learning spaces, Brazilian Sign Language (Libras) has become a mandatory curricular subject in teacher training courses (Brasil, 2002). Thus, in this work our general objective is to reflect on the teaching and learning of Libras as a mandatory curricular subject and its implications, and our specific objectives are to describe the possible Engaging Discourses (Souto Maior, 2009, 2013, 2023), understand the possible factors that influence the formation of these Engaging Discourses, analyze the Active Responsiveness (Bakhtin, 2011) of students in the production of Engaging Discourses, and identify the possible implications of such discourses for the future professional practice of these students with deaf individuals in the classroom. This study was carried out with hearing students of the Literature/Portuguese undergraduate course of the Federal University of Alagoas (UFAL/Arapiraca campus). To this end, we proposed a study with a qualitative approach (Flick, 2009; André, 2005; Lüdke; André, 2022) and of ethnographic nature (Paiva, 2019) whose data construction methods and instruments consisted of field observations, production of field diaries, selection and comparison of the production of written texts at the beginning and end of the semester 2023.2 of the course of Libras of the Literature/Portuguese undergraduate course. We are inserted in the field of studies of Indisciplinary Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006), Involving Applied Linguistics (Souto Maior, 2022), and Bakhtinian discursive analysis, understanding that language is dialogic (Bakhtin; Volóchinov, 2014) and that the teaching of Libras needs to be a critical and involved teaching. Specifically regarding Libras and the teaching of Libras, we focus on the reflections of Pires (2018), Pires and Santos (2020), Quadros (2004, 2015, 2019, 2022) and Gesser (2006, 2009, 2008, 2019), among other authors who investigate the theme. In the analyses, we observed a discursive loop of Engaging Discourses, the expressive active responsiveness due to the change of perspective regarding the teaching of Libras, and the shift of meanings and engagement regarding the conception of the language as part of the cultural practices of the community. We understand that there is the possibility of a break with the shift towards the end of these loops through a redesign that focuses more on the need to reconfigure the discourses for teaching this language in the courses of Libras offered by federal universities, and the teachers of Libras need to have a reflective perspective so that they somehow adopt a methodological reflective practice to break discursive loops, reconfiguring their methodology towards a more conscientious teaching of Libras. |
Palavras-chave: | Linguística aplicada Discursos envolventes Responsividade ativa Formação de professores Loop discursivo Língua brasileira de sinais Applied Linguistics. Engaging Discourses. Active Responsiveness. Teacher Training. Discursive Loop. Brazilian Sign Language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura |
Citação: | MELO, Denise Maria dos Santos. Discursos envolventes e responsividade ativa no ensino e aprendizagem da língua brasileira de sinais no ensino superior. 2025. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16967 |
Data do documento: | 20-jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Discursos envolventes e responsividade ativa no ensino e aprendizagem da língua brasileira de sinais no ensino superior.pdf | 5.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.