00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16953
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Evolução dos indicadores de qualidade na Educação infantil: adaptações e respostas locais
Autor(es): Freitas, Ana Luísa Gomes de Barros
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Angelina Nunes de
metadata.dc.contributor.referee1: Miura, Paula Orchiucci
Resumo: O objetivo deste estudo é examinar a evolução dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil no Brasil, identificando mudanças nas abordagens de qualidade, infraestrutura, propostas pedagógicas e centralidade da criança ao longo do tempo. A pesquisa busca entender como essas adaptações refletem e respondem aos contextos locais, contribuindo para um entendimento mais profundo das práticas e parâmetros de análise para a educação infantil brasileira. Para isso, foram analisadas as adaptações paulistana e soteropolitana deste documento utilizando a Análise do Discurso. Observou-se, então, que as adaptações dos municípios de São Paulo e Salvador, trazem, cada uma, singularidades locais e concepções alinhadas a o documento de origem, mas demonstram também uma constante evolução do tema.
Abstract: The objective of this study is to examine the evolution of the 'Quality Indicators in Early Childhood Education' in Brazil, identifying changes in approaches to quality, infrastructure, pedagogical proposals and the centrality of the child over time. The research seeks to understand how these adaptations reflect and respond to local contexts, contributing to a deeper understanding of the practices and parameters of analysis for Brazilian early childhood education. To achieve this, the São Paulo and Salvador adaptations of this document were analyzed using Discourse Analysis. It was then observed that the adaptations of the two cities each bring local singularities and concepts aligned with the original document, but also demonstrate a constant evolution of the theme.
Palavras-chave: Educação Infantil - Avaliação
Educação Infantil - Qualidade
Políticas públicas
Early Childhood Education - Assessment
Early Childhood Education - Quality
Public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: FREITAS, Ana Luísa Gomes de Barros. A Evolução dos indicadores de qualidade na Educação infantil: adaptações e respostas locais. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16953
Data do documento: 26-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Evolução dos indicadores de qualidade na Educação infantil: adaptações e respostas locais.pdf
  Until 2026-09-17
522.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.