00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Angelina Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061413632710947pt_BR
dc.contributor.referee1Miura, Paula Orchiucci-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6612101090683256pt_BR
dc.creatorFreitas, Ana Luísa Gomes de Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5589250337851142pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-19T14:13:22Z-
dc.date.available2026-09-17-
dc.date.available2025-09-19T14:13:22Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.citationFREITAS, Ana Luísa Gomes de Barros. A Evolução dos indicadores de qualidade na Educação infantil: adaptações e respostas locais. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16953-
dc.description.abstractThe objective of this study is to examine the evolution of the 'Quality Indicators in Early Childhood Education' in Brazil, identifying changes in approaches to quality, infrastructure, pedagogical proposals and the centrality of the child over time. The research seeks to understand how these adaptations reflect and respond to local contexts, contributing to a deeper understanding of the practices and parameters of analysis for Brazilian early childhood education. To achieve this, the São Paulo and Salvador adaptations of this document were analyzed using Discourse Analysis. It was then observed that the adaptations of the two cities each bring local singularities and concepts aligned with the original document, but also demonstrate a constant evolution of the theme.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia- Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEducação Infantil - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantil - Qualidadept_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEarly Childhood Education - Assessmentpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Education - Qualitypt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA Evolução dos indicadores de qualidade na Educação infantil: adaptações e respostas locaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é examinar a evolução dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil no Brasil, identificando mudanças nas abordagens de qualidade, infraestrutura, propostas pedagógicas e centralidade da criança ao longo do tempo. A pesquisa busca entender como essas adaptações refletem e respondem aos contextos locais, contribuindo para um entendimento mais profundo das práticas e parâmetros de análise para a educação infantil brasileira. Para isso, foram analisadas as adaptações paulistana e soteropolitana deste documento utilizando a Análise do Discurso. Observou-se, então, que as adaptações dos municípios de São Paulo e Salvador, trazem, cada uma, singularidades locais e concepções alinhadas a o documento de origem, mas demonstram também uma constante evolução do tema.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Evolução dos indicadores de qualidade na Educação infantil: adaptações e respostas locais.pdf
  Until 2026-09-17
522.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.