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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16953
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, Angelina Nunes de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4061413632710947 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miura, Paula Orchiucci | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6612101090683256 | pt_BR |
dc.creator | Freitas, Ana Luísa Gomes de Barros | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5589250337851142 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-19T14:13:22Z | - |
dc.date.available | 2026-09-17 | - |
dc.date.available | 2025-09-19T14:13:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Ana Luísa Gomes de Barros. A Evolução dos indicadores de qualidade na Educação infantil: adaptações e respostas locais. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16953 | - |
dc.description.abstract | The objective of this study is to examine the evolution of the 'Quality Indicators in Early Childhood Education' in Brazil, identifying changes in approaches to quality, infrastructure, pedagogical proposals and the centrality of the child over time. The research seeks to understand how these adaptations reflect and respond to local contexts, contributing to a deeper understanding of the practices and parameters of analysis for Brazilian early childhood education. To achieve this, the São Paulo and Salvador adaptations of this document were analyzed using Discourse Analysis. It was then observed that the adaptations of the two cities each bring local singularities and concepts aligned with the original document, but also demonstrate a constant evolution of the theme. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Psicologia- Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil - Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education - Assessment | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education - Quality | pt_BR |
dc.subject | Public policies | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A Evolução dos indicadores de qualidade na Educação infantil: adaptações e respostas locais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é examinar a evolução dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil no Brasil, identificando mudanças nas abordagens de qualidade, infraestrutura, propostas pedagógicas e centralidade da criança ao longo do tempo. A pesquisa busca entender como essas adaptações refletem e respondem aos contextos locais, contribuindo para um entendimento mais profundo das práticas e parâmetros de análise para a educação infantil brasileira. Para isso, foram analisadas as adaptações paulistana e soteropolitana deste documento utilizando a Análise do Discurso. Observou-se, então, que as adaptações dos municípios de São Paulo e Salvador, trazem, cada uma, singularidades locais e concepções alinhadas a o documento de origem, mas demonstram também uma constante evolução do tema. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A Evolução dos indicadores de qualidade na Educação infantil: adaptações e respostas locais.pdf Until 2026-09-17 | 522.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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