Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16943
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso das TICs no ensino de inglês em uma escola estadual: uma proposta pedagógica |
Autor(es): | Cardoso, Raquel Omena |
Primeiro Orientador: | Makiyama, Simone |
metadata.dc.contributor.referee1: | Tibana, Adriana Lopes Lisboa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Benyelton Miguel dos |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma sequência didática que use as Redes Sociais, para aprimorar o aprendizado da língua inglesa em seu contexto real. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa descritiva, exploratória onde serão realizados levantamentos que buscam descrever os objetivos da pesquisa verificando os integrantes do grupo pesquisado, sob a forma de um estudo de caso visto que, o fenômeno estudado, não pode ocorrer fora do seu contexto natural (LÜDKE; ANDRÉ, 1986, p. 13). Nesse sentido, reflexões e práticas sobre a inclusão das TIC’s, ou seja, as Tecnologias da Informação e Comunicação, no processo de ensino de língua inglesa são imprescindíveis, diante da realidade que vivenciamos, transformando as informações em conhecimento significativo, o que, segundo Moran (1994, p. 18), permite “compreender todas as dimensões da realidade de forma ampla e integral”, proporcionando uma diversidade cultural como afirma Rojo (2012, p.256): “...no espaço da sala de aula.” As múltiplas formas de culturas e textos presentes no mundo atual por meio das tecnologias “já estão presentes na vida dos alunos” e a escola precisa inclui-los urgentemente, por meio das tecnologias. As novas tecnologias têm contribuído para isso. Se usada com intenção, a mídia social pode influenciar positivamente a maneira como cada indivíduo aprende e aplica informações em sala de aula. Incorporar a mídia social em um ambiente de aprendizagem mais tradicional pode expandir a liberdade criativa dos alunos e incentivá-los a trabalhar mais e se envolver mais.O resultado esperado deste projeto é, portanto, contribuir de forma positiva para o desenvolvimento de práticas educativas que auxiliem os professores de Ensino Fundamental através dos meios digitais presentes na realidade do aluno, a fim de construir um aprendizado motivador e significativo. |
Abstract: | This work aims to develop a didactic sequence that uses Social Networks, to improve the learning of the English language in its real context. The methodology used was descriptive, exploratory qualitative research where surveys will be carried out that seek describe the objectives of the research by verifying the members of the researched group, in the form of a case study since, the phenomenon studied, cannot occur outside its natural contexto. In this sense, reflections and practices on the inclusion of Tic’s, that is, Information and Communication Technologies. , in the process of teaching the English language are essential, given the reality we live in, transforming information into meaningful knowledge, which, according to Moran (1994, p. 18), allows “to understand all dimensions of reality in a broad and integral way", providing cultural diversity as stated by Rojo (2012, p.256): "... in the classroom space. "The multiple forms of cultures and texts present in the current world through technologies" are already present in the lives of students "and the school needs to include them urgently, through technologies. New technologies have contributed to this. If used with intent, social media can positively influence the way everyone learns and applies information in the classroom. Incorporating social media into a more traditional learning environment can expand students' creative freedom and encourage them to work harder and be more involved. The expected result of this project is therefore to contribute positively to the development of educational practices that assists elementary school teachers through the digital means present in the student's reality, in order to build a motivating and meaningful learning. |
Palavras-chave: | Ensino de língua inglesa Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Linguística aplicada Redes sociais English language teaching Information and communication technology Applied linguistics Social media |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) Ensino a Distância - Licenciatura |
Citação: | CARDOSO, Raquel Omena. O uso das TICs no ensino de inglês em uma escola estadual: uma proposta pedagógica. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16943 |
Data do documento: | 28-jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (INGLÊS) ENSINO A DISTÂNCIA - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O uso das TICs no ensino de inglês em uma escola estadual uma proposta pedagógica.pdf | 568.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.