00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (INGLÊS) ENSINO A DISTÂNCIA - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Makiyama, Simone-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001144889171337pt_BR
dc.contributor.referee1Tibana, Adriana Lopes Lisboa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4676498209317114pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Benyelton Miguel dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8449158927994863pt_BR
dc.creatorCardoso, Raquel Omena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0151661837541260pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-18T18:41:09Z-
dc.date.available2025-09-18-
dc.date.available2025-09-18T18:41:09Z-
dc.date.issued2021-01-28-
dc.identifier.citationCARDOSO, Raquel Omena. O uso das TICs no ensino de inglês em uma escola estadual: uma proposta pedagógica. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16943-
dc.description.abstractThis work aims to develop a didactic sequence that uses Social Networks, to improve the learning of the English language in its real context. The methodology used was descriptive, exploratory qualitative research where surveys will be carried out that seek describe the objectives of the research by verifying the members of the researched group, in the form of a case study since, the phenomenon studied, cannot occur outside its natural contexto. In this sense, reflections and practices on the inclusion of Tic’s, that is, Information and Communication Technologies. , in the process of teaching the English language are essential, given the reality we live in, transforming information into meaningful knowledge, which, according to Moran (1994, p. 18), allows “to understand all dimensions of reality in a broad and integral way", providing cultural diversity as stated by Rojo (2012, p.256): "... in the classroom space. "The multiple forms of cultures and texts present in the current world through technologies" are already present in the lives of students "and the school needs to include them urgently, through technologies. New technologies have contributed to this. If used with intent, social media can positively influence the way everyone learns and applies information in the classroom. Incorporating social media into a more traditional learning environment can expand students' creative freedom and encourage them to work harder and be more involved. The expected result of this project is therefore to contribute positively to the development of educational practices that assists elementary school teachers through the digital means present in the student's reality, in order to build a motivating and meaningful learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês) Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologypt_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO uso das TICs no ensino de inglês em uma escola estadual: uma proposta pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo desenvolver uma sequência didática que use as Redes Sociais, para aprimorar o aprendizado da língua inglesa em seu contexto real. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa descritiva, exploratória onde serão realizados levantamentos que buscam descrever os objetivos da pesquisa verificando os integrantes do grupo pesquisado, sob a forma de um estudo de caso visto que, o fenômeno estudado, não pode ocorrer fora do seu contexto natural (LÜDKE; ANDRÉ, 1986, p. 13). Nesse sentido, reflexões e práticas sobre a inclusão das TIC’s, ou seja, as Tecnologias da Informação e Comunicação, no processo de ensino de língua inglesa são imprescindíveis, diante da realidade que vivenciamos, transformando as informações em conhecimento significativo, o que, segundo Moran (1994, p. 18), permite “compreender todas as dimensões da realidade de forma ampla e integral”, proporcionando uma diversidade cultural como afirma Rojo (2012, p.256): “...no espaço da sala de aula.” As múltiplas formas de culturas e textos presentes no mundo atual por meio das tecnologias “já estão presentes na vida dos alunos” e a escola precisa inclui-los urgentemente, por meio das tecnologias. As novas tecnologias têm contribuído para isso. Se usada com intenção, a mídia social pode influenciar positivamente a maneira como cada indivíduo aprende e aplica informações em sala de aula. Incorporar a mídia social em um ambiente de aprendizagem mais tradicional pode expandir a liberdade criativa dos alunos e incentivá-los a trabalhar mais e se envolver mais.O resultado esperado deste projeto é, portanto, contribuir de forma positiva para o desenvolvimento de práticas educativas que auxiliem os professores de Ensino Fundamental através dos meios digitais presentes na realidade do aluno, a fim de construir um aprendizado motivador e significativo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (INGLÊS) ENSINO A DISTÂNCIA - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso das TICs no ensino de inglês em uma escola estadual uma proposta pedagógica.pdf568.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.