00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16927
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Entre portões e diálogos: mapeamento das pesquisas sobre família e educação infantil no GT 07 da ANPED
Autor(es): Silva, Ana Sara Amorim da
Primeiro Orientador: Marcolino, Suzana
metadata.dc.contributor.referee1: Maynart, Renata da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Anjos, Cleriston Izidro dos
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso analisa a produção acadêmica sobre a relação entre família e educação infantil no Grupo de Trabalho 07 da ANPEd, entre os anos de 2000 a 2023. A metodologia escolhida foi a revisão sistemática de literatura, com critérios definidos para busca, seleção e análise dos artigos. Foram lidos todos os trabalhos disponíveis no portal da ANPEd, resultando na seleção de dez artigos que tratam a temática como objeto de estudo. O mapeamento regional indicou concentração de produções no Sudeste e Sul, com ausência nas regiões Norte e Nordeste. Os resultados apontam dificuldades na relação família-instituição de educação infantil, como falta de diálogo, imposição de modelos institucionais e ausência de abordagens que considerem desigualdades sociais e as pluralidades familiares. As análises antropológicas destacam a importância de compreender a família como construção social, rompendo com modelos normativos e reconhecendo a diversidade dos arranjos familiares. No campo das políticas públicas, observou-se uma lacuna na abordagem da participação familiar, especialmente no reconhecimento das diversidades. Conclui-se que há escassez de estudos que aprofundem as dinâmicas entre família e instituição na educação infantil. Este trabalho contribui ao mapear os enfoques existentes e propor subsídios para futuras investigações que valorizem os diferentes contextos familiares e favoreçam relações mais dialógicas e colaborativas entre escola e comunidade.
Abstract: This undergraduate thesis analyzes the academic production on the relationship between family and early childhood education within Working Group 07 of ANPEd, covering the years 2000 to 2023. The chosen methodology was a systematic literature review, with defined criteria for searching, selecting, and analyzing articles. All available papers on the ANPEd portal were read, resulting in the selection of ten studies that address the topic as their main research object. The regional mapping revealed a concentration of publications in the Southeast and South regions, with no records from the North and Northeast. The results highlight challenges in the relationship between families and early childhood education institutions, such as lack of dialogue, imposition of institutional models, and absence of approaches that consider social inequalities and family diversity. Anthropological analyses emphasize the importance of understanding family as a social construct, breaking with normative models and recognizing the diversity of family arrangements. In the field of public policy, a gap was identified in addressing family participation, especially regarding the recognition of diverse family structures. It is concluded that there is a shortage of studies that explore the dynamics between family and institution in early childhood education. This study contributes by mapping existing approaches and offering theoretical contributions for future research that value different family contexts and promote more dialogical and collaborative relationships between schools and communities.
Palavras-chave: Educação infantil
Família
Revisão sistemática
Participação
Early childhood education
Family
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Ana Sara Amorim da. Entre portões e diálogos: mapeamento das pesquisas sobre família e educação infantil no GT07 da ANPED / Ana Sara Amorim da Silva. 2025. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16927
Data do documento: 22-ago-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre portoes e dialogos - mapeamento das pesquisas sobre familia e educacao infantil no GT 07 da ANPED.pdf908.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.