00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (INGLÊS) ENSINO A DISTÂNCIA - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16926
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vantagens e influências do uso das HQS no ensino-aprendizagem de língua inglesa em turmas de Ensino médio no interior do Estado de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Advantages and influences on the use comic books of teaching and learning the English language in groups of Senior High school in the countryside of Alagoas
Autor(es): Vital, Sandra de Araújo
Primeiro Orientador: Freitas, Juliano Bezerra Brandão de
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Raquel D'Elboux Couto
metadata.dc.contributor.referee2: Tibana, Adriana Lopes Lisboa
Resumo: Este trabalho trata de uma pesquisa sobre o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa(LI) como língua adicional, que se desenvolveu em uma escola pública no interior de Alagoas. O objetivo geral foi refletir sobre o uso das HQs na elaboração de propostas que motivem o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa em duas turmas da 3.ª série do Ensino Médio, mediante uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, com delineamento de uma pesquisa-ação, na qual se utilizaram observação, questionários e entrevistas informais. Como embasamento teórico, utilizamos Spada (2004),Bakhtin (2003), Vergueiro (2014), Santos (2012), Ramos (2009) e Leffa (2007), tendo por objetivos analisar como o docente pode motivar o aluno a vivenciar a Língua Inglesa, a partir do uso das HQs como ferramenta de auxílio pedagógico; propor atividades diversificadas nas práticas do ensino-aprendizagem da língua inglesa na 3.ª série do ensino médio; e refletir sobre os resultados das atividades aplicadas. Os resultados demonstram que o processo de ensino-aprendizagem da LI, por intermédio das HQs, pode oferecer novas formas de suporte para o trabalho do professor, assim como auxiliar na produção de novos conhecimentos nas aulas.
Abstract: The purpose of this paper is to analyze comic books as pedagogical tools in the process of teaching and learning the English language as additional language. The research was conducted in a public school in the countryside of Alagoas. The general objective was to reflect on the use of comic books in elaborating plans to motivate the process of learning English in two groups of Senior High school students, third year. The research was exploratory, qualitative, with research-action design. We used observation, questionnaires and informal interviews. Spada (2004), Bakhtin (2003), Vergueiro (2014), Santos (2012), Ramos (2009) and Leffa (2007) were part of the theoretical bases for the study, which aimed to: analyze how teachers can motivate students to use the English language, by means of comic books as pedagogical support;propose diversified activities in the English language teaching and learning practices at a third-year group of High School students; and reflect on the results of such practices. We found that the teaching and learning process of the English language, with the use of comic books, can offer new forms of support for the teachers, and can also aid in producing new knowledge in class.
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa
Histórias em quadrinhos
Linguística aplicada
Ensino-aprendizagem
Ensino médio – Alagoas
English language teaching
Comics
Applied linguistics
Teaching-learning
High school – Alagoas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês) Ensino a Distância - Licenciatura
Citação: VITAL, Sandra de Araújo. Vantagens e influências do uso das HQS no ensino-aprendizagem de língua inglesa em turmas de Ensino médio no interior do Estado de Alagoas. 2025. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16926
Data do documento: 10-jul-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (INGLÊS) ENSINO A DISTÂNCIA - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vantagens e influências do uso das HQS no ensino-aprendizagem de.pdf3.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.