00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (INGLÊS) ENSINO A DISTÂNCIA - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Juliano Bezerra Brandão de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7273488326368210pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Raquel D'Elboux Couto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9559462120103032pt_BR
dc.contributor.referee2Tibana, Adriana Lopes Lisboa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4676498209317114pt_BR
dc.creatorVital, Sandra de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0200605018146962pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-09T19:11:32Z-
dc.date.available2025-09-09-
dc.date.available2025-09-09T19:11:32Z-
dc.date.issued2020-07-10-
dc.identifier.citationVITAL, Sandra de Araújo. Vantagens e influências do uso das HQS no ensino-aprendizagem de língua inglesa em turmas de Ensino médio no interior do Estado de Alagoas. 2025. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16926-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to analyze comic books as pedagogical tools in the process of teaching and learning the English language as additional language. The research was conducted in a public school in the countryside of Alagoas. The general objective was to reflect on the use of comic books in elaborating plans to motivate the process of learning English in two groups of Senior High school students, third year. The research was exploratory, qualitative, with research-action design. We used observation, questionnaires and informal interviews. Spada (2004), Bakhtin (2003), Vergueiro (2014), Santos (2012), Ramos (2009) and Leffa (2007) were part of the theoretical bases for the study, which aimed to: analyze how teachers can motivate students to use the English language, by means of comic books as pedagogical support;propose diversified activities in the English language teaching and learning practices at a third-year group of High School students; and reflect on the results of such practices. We found that the teaching and learning process of the English language, with the use of comic books, can offer new forms of support for the teachers, and can also aid in producing new knowledge in class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês) Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médio – Alagoaspt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectHigh school – Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleVantagens e influências do uso das HQS no ensino-aprendizagem de língua inglesa em turmas de Ensino médio no interior do Estado de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeAdvantages and influences on the use comic books of teaching and learning the English language in groups of Senior High school in the countryside of Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de uma pesquisa sobre o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa(LI) como língua adicional, que se desenvolveu em uma escola pública no interior de Alagoas. O objetivo geral foi refletir sobre o uso das HQs na elaboração de propostas que motivem o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa em duas turmas da 3.ª série do Ensino Médio, mediante uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, com delineamento de uma pesquisa-ação, na qual se utilizaram observação, questionários e entrevistas informais. Como embasamento teórico, utilizamos Spada (2004),Bakhtin (2003), Vergueiro (2014), Santos (2012), Ramos (2009) e Leffa (2007), tendo por objetivos analisar como o docente pode motivar o aluno a vivenciar a Língua Inglesa, a partir do uso das HQs como ferramenta de auxílio pedagógico; propor atividades diversificadas nas práticas do ensino-aprendizagem da língua inglesa na 3.ª série do ensino médio; e refletir sobre os resultados das atividades aplicadas. Os resultados demonstram que o processo de ensino-aprendizagem da LI, por intermédio das HQs, pode oferecer novas formas de suporte para o trabalho do professor, assim como auxiliar na produção de novos conhecimentos nas aulas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (INGLÊS) ENSINO A DISTÂNCIA - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vantagens e influências do uso das HQS no ensino-aprendizagem de.pdf3.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.