00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Givanildo da-
dc.contributor.referee2Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.creatorCintra, Rute Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9867715644692923pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-05T13:14:18Z-
dc.date.available2025-09-05-
dc.date.available2025-09-05T13:14:18Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.identifier.citationCINTRA, Rute Oliveira. Pensamento computacional em ação: impactos na formação continuada para a educação especial. 2025. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16918-
dc.description.abstractThis study presents the results of research carried out in the Scientific Initiation Program (PIBIC), which explored the application of Computational Thinking, by means of Interdisciplinary Unplugged Computing, in the continuing education of Special Education teachers. The proposal sought to offer teachers tools for creating innovative and inclusive pedagogical practices, without the need for digital technological resources. The training was conducted with teachers from the public school network of Maceió - Alagoas, based on practical activities and theoretical discussions centered on the pillars of Computational Thinking: decomposition, pattern recognition, abstraction, and algorithms. The methodological choice was grounded in a qualitative and interpretive approach, using as instruments the administration of diagnostic tests and, at the conclusion of the training, in addition to the recording of teachers’ reflective narratives. The analyzed data show advances in the performance of the 13 participants, especially in algorithmic clarity, in the identification of patterns, and in the logical justification of actions. The narratives reinforced the relevance of Interdisciplinary Unplugged Computing as an accessible and effective strategy for promoting inclusive and participatory education. The results confirm the feasibility of the proposal and point to promising paths for the insertion of Computational Thinking in Special Education, even in contexts with limited infrastructure, such as the locus of the research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectComputação desplugada interdisciplinarpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary unplugged computingpt_BR
dc.subjectTeachers - Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePensamento computacional em ação: impactos na formação continuada para a educação especialpt_BR
dc.title.alternativeComputational thinking in action: impacts on continuing education for special educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta os resultados de uma pesquisa, realizada no Programa de Iniciação Científica (PIBIC), que explorou a aplicação do Pensamento Computacional, por meio da Computação Desplugada Interdisciplinar, na formação continuada de professores da Educação Especial. A proposta buscou oferecer aos docentes ferramentas para criação de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, sem a necessidade de recursos tecnológicos digitais. A formação foi realizada com professores da rede pública de Maceió - Alagoas, com base em atividades práticas e discussões teóricas centradas nos pilares do Pensamento Computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. A escolha metodológica foi fundamentada na abordagem qualitativa e interpretativa, utilizando como instrumentos a aplicação de testes diagnóstico e no encerramento da formação, além do registro de narrativas reflexivas dos professores. Os dados analisados evidenciam avanços no desempenho dos 13 participantes, especialmente na clareza algorítmica, na identificação de padrões e na justificativa lógica das ações. As narrativas reforçaram a relevância da Computação Desplugada Interdisciplinar como estratégia acessível e eficaz na promoção de uma educação inclusiva e participativa. Os resultados confirmam a viabilidade da proposta e apontam caminhos promissores para a inserção do Pensamento Computacional na Educação Especial, mesmo em contextos com infraestrutura limitada, como o lócus da pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pensamento computacional em acao - impactos na formacao continuada para a educacao especial.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.