00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Futebol além das quatro linhas: comunicação e marketing no mercado futebolístico sob a ótica das Relações Públicas
Autor(es): Pontes, Guilherme Antônio da Rocha Lins
Primeiro Orientador: Santos, Janaina Alves Pereira Almeida dos
metadata.dc.contributor.referee1: Ramires, Lídia Maria Marinho da Pureza
metadata.dc.contributor.referee2: Callou, Manuela Rau de Almeida
Resumo: O trabalho consiste em mostrar como o futebol transcende para fora das 4 linhas, com as estratégias de comunicação e marketing a partir do profissional de Relações Públicas. Além de mostrar como o avanço da tecnologia ajudou a globalizar o futebol, que é considerado o esporte mais popular do mundo, com a chegada da internet tornou possível acompanhar as partidas das principais competições de futebol através das plataformas de streaming e de aplicativos especializados em futebol. Além disso, o trabalho tem o objetivo de detalhar como são alguns acordos monetários que os clubes e os atletas realizam, como direito de transmissão, patrocínios, publicidade nos estádios e como é o papel do profissional de Relações Públicos, no mapeamento das empresas parceiras no futebol, para que possam se adequar à identidade e à imagem do clube ou atleta. Foram realizadas diversas pesquisas de contratos de patrocínios de clubes brasileiros e da Europa, acordos com jogadores e a implementação das casas de apostas no mercado futebolístico.
Abstract: The work consists of showing how football transcends the 4 lines, with communication and marketing strategies from the Public Relations professional. In addition to showing how the advancement of technology helped globalize football, which is considered the most popular sport in the world, with the arrival of the internet it became possible to follow the matches of the main football competitions through streaming platforms and specialized football apps. In addition, the work aims to detail some monetary agreements that clubs and athletes make, such as broadcasting rights, sponsorships, advertising in stadiums and what the role of the Public Relations professional is, in mapping partner companies in football, so that they can adapt to the identity and image of the club or athlete. Several studies were carried out on sponsorship contracts of Brazilian and European clubs, agreements with players and the implementation of betting houses in the football market.
Palavras-chave: Futebol – Relações Públicas
Marketing – Comunicação
Football
Public Relationsn
Marketing
Communicatio
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: PONTES, Guilherme Antônio da Rocha Lins. Futebol além das quatro linhas: comunicação e marketing no mercado futebolístico sob a ótica das Relações Públicas. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) –Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16914
Data do documento: 29-nov-2024
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